Morte do Papa Francisco pode frear avanço da anistia na Câmara

Funeral do pontífice deve mobilizar Lula e lideranças do Congresso, esvaziando articulações em torno da votação da urgência do projeto
Por: Brado Jornal 22.abr.2025 às 07h25
Morte do Papa Francisco pode frear avanço da anistia na Câmara
Lula Marques/Agência Brasil

A morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), promete redesenhar temporariamente o tabuleiro político em Brasília. A agenda do Congresso Nacional pode ser impactada pela comoção internacional e pela provável presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no funeral do líder religioso, acompanhado de uma comitiva de alto escalão — incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Motta, que é católico praticante e celebrou uma missa no dia em que assumiu o comando da Casa, ainda não confirmou se embarcará para a Itália. No entanto, caso a viagem se concretize, a Câmara deve enfrentar mais duas semanas esvaziadas — uma por conta do funeral e outra devido ao feriado de 1º de maio, que cai numa quinta-feira, tradicionalmente reservada para reuniões de líderes.

O vácuo no calendário legislativo pode frustrar a pressão de parlamentares bolsonaristas, que articulavam nos bastidores para que Motta pautasse o projeto da anistia. A proposta visa beneficiar envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, mas enfrenta resistência do Palácio do Planalto e de aliados governistas.

Para o governo Lula, o adiamento vem em boa hora. A expectativa é que o Executivo ganhe pelo menos 15 dias extras para negociar com os partidos e tentar barrar o avanço do requerimento de urgência da proposta, que ainda depende de aval das lideranças partidárias.

Enquanto isso, as imagens do papa Francisco — seja segurando uma criança brasileira no colo ou rezando sozinho na Praça de São Pedro em 2020, durante a pandemia — voltam a circular nas redes sociais, lembrando o papel espiritual e político do pontífice. Sua morte, agora, pode também reconfigurar momentaneamente os rumos de decisões cruciais no Brasil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas Ferreira critica Lula por silêncio sobre mortes de policiais no Rio
“Ele não falou das famílias, desses homens que saíram de casa sem saber se iam voltar para poder defender a vida de gente que ele nem conhece. É inacreditável”,
Julgamento no TSE Pode Deixar Cláudio Castro Inelegível
Duas Decisões do Tre-Rj São Questionadas Pelo Ministério Público Eleitoral
Câmara e Hugo Motta silenciam sobre bloqueio a sessões remotas de Eduardo Bolsonaro
Residente nos Estados Unidos desde março, o parlamentar alega impossibilidade de registrar presença e votos pelo aplicativo oficial
Obras na igreja de São Francisco de Assis em Salvador ganham mais quatro meses de prazo
Prorrogação foi necessária para substituição de telhas e madeiramento após desabamento que vitimou turista
Carregando..