O governo de Portugal anunciou que 33.983 imigrantes, incluindo 5.386 brasileiros, serão notificados nos próximos dias para deixar o país voluntariamente, conforme declarou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro. A medida, conduzida pela Aima (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), estabelece um prazo de 20 dias a partir da notificação para que os imigrantes saiam do território português. Caso não cumpram, poderão enfrentar processos de expulsão forçada.
De acordo com o jornal Público, a maioria dos notificados é de origem indiana (13.466), seguida pelos brasileiros, que ocupam o segundo lugar. Outras nacionalidades incluem Bangladesh (3.750), Nepal (3.279), Argélia (1.054), Paquistão (1.005), Marrocos (603), Colômbia (236), Venezuela (234), Argentina (180) e outras nacionalidades (2.790).
A Aima tem notificado cerca de 2.000 imigrantes por dia, e, em pouco mais de um mês, o número de pedidos de residência rejeitados quase duplicou, segundo Amaro. A decisão reflete um endurecimento das políticas migratórias em Portugal, gerando debates sobre os impactos sociais e econômicos da medida.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...