Presa em operação contra o tráfico internacional, doleira Nelma Kodama volta ao Brasil e desembarca na BA, diz defesa

Brasileira é suspeita de atuar para o narcotráfico e deve se apresentar à Justiça. Ela chegou em Salvador na noite desta quinta-feira (20).
Por: Brado Jornal 21.out.2022 às 06h09
Presa em operação contra o tráfico internacional, doleira Nelma Kodama volta ao Brasil e desembarca na BA, diz defesa
Presa em operação contra o tráfico internacional, doleira Nelma Kodama volta ao Brasil e desembarca na BA, diz defesa — Foto: Geraldo Bubniak/ESTADÃO CONTEÚDO

A doleira Nelma Kodama, presa em abril deste ano, na cidade de Lisboa, em Portugal, durante uma operação da polícia brasileira contra o tráfico internacional, voltou para o Brasil na noite desta quinta-feira (20). Ela desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador, por volta das 22h30, segundo informação do advogado de defesa.

O advogado da suspeita já havia anunciado o retorno dela para o país nesta semana. Nelma é suspeita de atuar como doleira para o narcotráfico e chegou a ser condenada na Operação Lava Jato.

Segundo o escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV), que representa Nelma Kodama, ela desembarcou em Salvador por decisão de um juiz federal, mas o motivo não foi detalhado. A suspeita viajou em um voo direto de Lisboa, em Portugal, para a capital baiana.

A doleira será encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, em Salvador, e depois deverá seguir para o Complexo da Mata Escura, também na capital, de acordo com a defesa.

No final de junho deste ano, o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou que Nelma Kodama fosse extraditada para o Brasil. Ela entrou com um processo contra a extradição, no entanto, renunciou à continuidade da ação com a intenção de se apresentar e colaborar com a Justiça brasileira.

Além de Nelma Kodama, cinco pessoas foram presas durante a operação no Brasil, entre elas o ex-secretário estadual de ciência e tecnologia de MT, Nilton Borgato, que se licenciou do cargo para disputar uma vaga de deputado federal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bahia é derrotado pelo América de Cali e dá adeus à Sul-Americana
Time colombiano garante vaga nas oitavas com gols de Murillo e Garcés
Edinho Silva destaca diálogo com eleitores de Bolsonaro em meio a debates sobre IOF e tarifaço
Novo presidente do PT aponta justiça tributária e embate com Trump como fatores que aproximaram governo Lula de parte do eleitorado não ideológico
Bolsonaro não violou ordens do STF, afirma defesa
Advogados alegam que ex-presidente não pode ser responsabilizado por ações de terceiros
Operação da PF captura líder de esquema de tráfico de drogas em Guarulhos
Quadrilha manipulava bagagens no aeroporto para enviar cocaína à Europa entre 2022 e 2023
Supremo mantém medidas contra Bolsonaro, mas Fux contesta tornozeleira
Decisão da 1ª Turma do STF reforça restrições ao ex-presidente, enquanto ministro questiona falta de provas e defende liberdade de expressão
Carregando..