Operação Overclean: quatro presos em megaesquema de corrupção na Bahia

Investigações apontam fraudes em contratos públicos, desvios de R$ 1,4 bilhão e envolvimento de políticos e um agente federal
Por: Brado Jornal 23.dez.2024 às 08h20
Operação Overclean: quatro presos em megaesquema de corrupção na Bahia

A segunda fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (23), desarticulou uma suposta organização criminosa acusada de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. A operação cumpriu quatro mandados de prisão e dez de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Brasília.

Entre os detidos estão figuras de destaque no cenário político e administrativo:

  • Vidigal Galvão Cafezeiro Neto, vice-prefeito de Lauro de Freitas, acusado de receber pagamentos mensais e quitar dívidas pessoais com recursos desviados por meio de contratos fraudulentos firmados com a empresa PAP Saúde Ambiental LTDA.
  • Carlos André de Brito Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, apontado como operador financeiro e político do esquema, responsável por organizar contratos fraudulentos e gerenciar propinas.
  • Lucas Moreira Martins Dias, secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, que teria recebido propinas por meio de depósitos fracionados e facilitado contratos irregulares com a empresa Larclean Saúde Ambiental LTDA.
  • Rogério Magno Almeida Medeiros, agente da Polícia Federal, acusado de vazar informações sigilosas e receber pagamentos regulares da organização criminosa.

Além das prisões, as buscas ocorreram em locais de alto padrão, como o condomínio Alphaville I, em Salvador. Também foi determinado o afastamento de Lara Betânia Lélis Oliveira, servidora da Prefeitura de Vitória da Conquista, por suspeita de envolvimento.

A organização criminosa teria movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão, usando empresas de fachada e contratos fraudulentos para desviar recursos públicos. O g1 e a TV Bahia tentaram contato com os envolvidos e aguardam respostas das prefeituras citadas.

As investigações continuam, com a expectativa de desdobramentos que podem atingir outras esferas da administração pública e política na Bahia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Carregando..