Operação Overclean: quatro presos em megaesquema de corrupção na Bahia

Investigações apontam fraudes em contratos públicos, desvios de R$ 1,4 bilhão e envolvimento de políticos e um agente federal
Por: Brado Jornal 23.dez.2024 às 08h20
Operação Overclean: quatro presos em megaesquema de corrupção na Bahia

A segunda fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (23), desarticulou uma suposta organização criminosa acusada de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. A operação cumpriu quatro mandados de prisão e dez de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Brasília.

Entre os detidos estão figuras de destaque no cenário político e administrativo:

  • Vidigal Galvão Cafezeiro Neto, vice-prefeito de Lauro de Freitas, acusado de receber pagamentos mensais e quitar dívidas pessoais com recursos desviados por meio de contratos fraudulentos firmados com a empresa PAP Saúde Ambiental LTDA.
  • Carlos André de Brito Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, apontado como operador financeiro e político do esquema, responsável por organizar contratos fraudulentos e gerenciar propinas.
  • Lucas Moreira Martins Dias, secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, que teria recebido propinas por meio de depósitos fracionados e facilitado contratos irregulares com a empresa Larclean Saúde Ambiental LTDA.
  • Rogério Magno Almeida Medeiros, agente da Polícia Federal, acusado de vazar informações sigilosas e receber pagamentos regulares da organização criminosa.

Além das prisões, as buscas ocorreram em locais de alto padrão, como o condomínio Alphaville I, em Salvador. Também foi determinado o afastamento de Lara Betânia Lélis Oliveira, servidora da Prefeitura de Vitória da Conquista, por suspeita de envolvimento.

A organização criminosa teria movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão, usando empresas de fachada e contratos fraudulentos para desviar recursos públicos. O g1 e a TV Bahia tentaram contato com os envolvidos e aguardam respostas das prefeituras citadas.

As investigações continuam, com a expectativa de desdobramentos que podem atingir outras esferas da administração pública e política na Bahia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes em 39 municípios da Bahia
Aviso amarelo válido até sexta-feira (6); previsão de até 50 mm/dia e rajadas de 60 km/h, com orientações de segurança da Defesa Civil
Programa Carne Angus Certificada realiza primeiro abate na Bahia
Expansão da raça no Nordeste completa certificação premium em todas as regiões do país
Renan Santos ergue bandeira simbólica da Geração Z em manifestação contra corrupção no Banco Master
Pré-candidato à Presidência pelo Missão usa bandeira associada aos protestos que derrubaram governo no Nepal durante ato em São Paulo
Suspeito de plano do PCC para sequestrar Moro é preso no Ceará
El Cid, foragido desde 2022, capturado em Eusébio após detenção da companheira; operação ligada a retaliação contra ex-ministro da Justiça
Jerônimo troca comando da PM em Salvador após morte de cabo em confronto
Alterações no CPRC-Central publicadas no DOE visam reorganizar forças em áreas de alta tensão; coronel Mattos vai para Polícia Comunitária
Carregando..