STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.
Por: Brado Jornal 10.nov.2021 às 06h22
STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou nesta terça-feira (9) todas as decisões da primeira instância da Justiça fluminense envolvendo as investigações sobre o suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.

Os ministros do colegiado aceitaram recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) para anular os atos processuais, sob a alegação de que a apuração deveria ser sido iniciada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), ou seja, em segunda instância.

Na época das acusações apontadas pelo Ministério Público, Flávio ocupava o cargo de deputado estadual. Dessa forma, pelo entendimento, somente o TJRJ poderia deliberar sobre a ação.

Em fevereiro, o STJ também anulou a quebra de sigilo bancário e fiscal de aproximadamente 90 investigados no suposto esquema, por falta de fundamentação.

A chamada “rachadinha” é uma prática ilegal de confisco, por parlamentares, de parte dos salários de assessores de gabinete.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fim da escala 6x1 avança na Câmara
Propostas de redução da jornada de trabalho começam a tramitar na CCJ
Pesquisa Futura aponta Lula atrás de Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em simulações de segundo turno
Levantamento da Futura/Apex, divulgado nesta terça-feira, mostra presidente empatado com outros governadores dentro da margem de erro; estudo ouviu 2 mil brasileiros entre 3 e 7 de fevereiro de 2026
STJ afasta ministro Marco Buzzi por investigação de importunação sexual
Decisão unânime ocorreu em sessão extraordinária; magistrado está em licença médica e enfrenta sindicância interna
Drag Queen apela contra projeto de lei que proíbe crianças em shows de drag no Arizona
Performers se vestem de drag para audiência na Câmara dos Representantes, argumentando que não há evidências de dano a menores.
Comissão aprova programa Minha Primeira Arma na Câmara dos Deputados
Projeto de Marcos Pollon (PL-MS) prevê isenção de impostos federais para facilitar compra da primeira arma de fogo por cidadãos habilitados; texto avança na Comissão de Segurança Pública, mas ainda depende de análise em Finanças e Tributação e Constituição e Justiça
O prefeito Ricardo Nunes classifica o início do pré-carnaval em São Paulo como um sucesso
Superlotação em megablocos na Consolação gera tumulto e acionamento de plano de contingência
Carregando..