STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.
Por: Brado Jornal 10.nov.2021 às 06h22
STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou nesta terça-feira (9) todas as decisões da primeira instância da Justiça fluminense envolvendo as investigações sobre o suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.

Os ministros do colegiado aceitaram recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) para anular os atos processuais, sob a alegação de que a apuração deveria ser sido iniciada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), ou seja, em segunda instância.

Na época das acusações apontadas pelo Ministério Público, Flávio ocupava o cargo de deputado estadual. Dessa forma, pelo entendimento, somente o TJRJ poderia deliberar sobre a ação.

Em fevereiro, o STJ também anulou a quebra de sigilo bancário e fiscal de aproximadamente 90 investigados no suposto esquema, por falta de fundamentação.

A chamada “rachadinha” é uma prática ilegal de confisco, por parlamentares, de parte dos salários de assessores de gabinete.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos é recebido com entusiasmo por apoiadores no Marco Zero e dá início à Agenda 2026 em Pernambuco
Centenas de apoiadores lotaram o icônico Marco Zero, no Bairro do Recife, para dar as boas-vindas ao líder ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), demonstrando energia e mobilização logo no pontapé inicial da visita.
Ministro indicado por Bolsonaro assumirá presidência do TSE nas eleições de 2026
Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente da Corte Eleitoral, assumirá o comando do tribunal em maio de 2026 e coordenará o pleito presidencial do ano
Tensão interna e pressões políticas aceleram saída de Lewandowski da Justiça
Lewandowski assumiu a pasta em fevereiro de 2024 a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e permaneceu quase dois anos
Kleber Mendonça Filho menciona prisão de Bolsonaro após vitória de "O Agente Secreto" no Globo de Ouro
Diretor pernambucano destaca o fim de uma era política no Brasil durante coletiva de imprensa e incentiva jovens cineastas a usarem o cinema para expressar lutos sociais
Caminhão avança contra manifestantes em ato de apoio aos protestos no Irã em Los Angeles
Motorista de veículo U-Haul é detido após atropelar participantes de manifestação pacífica no bairro de Westwood; ao menos duas pessoas ficaram feridas, e o caminhão exibia mensagens contra tanto o regime atual quanto o antigo xá iraniano
Carregando..