STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.
Por: Brado Jornal 10.nov.2021 às 06h22
STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou nesta terça-feira (9) todas as decisões da primeira instância da Justiça fluminense envolvendo as investigações sobre o suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.

Os ministros do colegiado aceitaram recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) para anular os atos processuais, sob a alegação de que a apuração deveria ser sido iniciada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), ou seja, em segunda instância.

Na época das acusações apontadas pelo Ministério Público, Flávio ocupava o cargo de deputado estadual. Dessa forma, pelo entendimento, somente o TJRJ poderia deliberar sobre a ação.

Em fevereiro, o STJ também anulou a quebra de sigilo bancário e fiscal de aproximadamente 90 investigados no suposto esquema, por falta de fundamentação.

A chamada “rachadinha” é uma prática ilegal de confisco, por parlamentares, de parte dos salários de assessores de gabinete.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nelson Leal acusa Rui Costa de desviar atenção para esconder falhas do governo Jerônimo
O deputado estadual cobra debate sobre os problemas reais da Bahia e afirma que o PT evita discutir o estado para encobrir a má gestão atual
Malafaia anuncia apoio a Flávio Bolsonaro
Pastor declara que momento é de unir forças com o senador e rejeita pressões de apoiadores radicais.
Lula é orientado a adiar escolha para o STF e critica aliados
Após rejeição de Jorge Messias no Senado, presidente cobra maior empenho da base e avalia adiar nova indicação ao Supremo em meio a irritação com articulações internas.
ACM Neto viaja a Goiás para estudar modelos de sucesso e discutir alianças políticas
O pré-candidato ao governo da Bahia conhece iniciativas eficazes em segurança, educação e desenvolvimento, enquanto avança conversas sobre o cenário de 2026
Lula demonstra irritação com manobras que impediram nomeação de Messias ao STF
Presidente do PT critica articulação no Senado e atribui responsabilidade a diversos envolvidos, enquanto recebe sugestão para adiar nova indicação
Em medida eleitoreira, Lula lança Desenrola 2 com perdão de até 90% das dívidas
Governo anuncia nova fase do programa em ano eleitoral, permitindo uso de FGTS e ampliando renegociações para combater recorde de inadimplentes.
Carregando..