STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.
Por: Brado Jornal 10.nov.2021 às 06h22
STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou nesta terça-feira (9) todas as decisões da primeira instância da Justiça fluminense envolvendo as investigações sobre o suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.

Os ministros do colegiado aceitaram recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) para anular os atos processuais, sob a alegação de que a apuração deveria ser sido iniciada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), ou seja, em segunda instância.

Na época das acusações apontadas pelo Ministério Público, Flávio ocupava o cargo de deputado estadual. Dessa forma, pelo entendimento, somente o TJRJ poderia deliberar sobre a ação.

Em fevereiro, o STJ também anulou a quebra de sigilo bancário e fiscal de aproximadamente 90 investigados no suposto esquema, por falta de fundamentação.

A chamada “rachadinha” é uma prática ilegal de confisco, por parlamentares, de parte dos salários de assessores de gabinete.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeito Júnior Marabá anuncia neutralidade na disputa baiana e manifesta apoio a Flávio Bolsonaro para 2026
Chefe do Executivo de Luís Eduardo Magalhães reconhece parceria com Jerônimo Rodrigues em pautas municipais e destaca moderação do senador como fator decisivo na escolha presidencial, apesar de divergências ideológicas
O Brasil registra seis óbitos suspeitos e 145 casos de pancreatite associados ao uso de medicamentos injetáveis para emagrecimento
Anvisa monitora notificações via VigiMed entre 2020 e 2025 envolvendo agonistas do GLP-1 como semaglutida e tirzepatida; bulas já alertam para risco raro de inflamação pancreática, e agência exige receita retida desde 2025
Elon Musk acusa Bannon de lavagem de dinheiro; Eduardo Bolsonaro já elogiou o ex-estrategista múltiplas vezes
Postagem no X liga ex-estrategista de Trump a esquema envolvendo ouro virtual de World of Warcraft e Jeffrey Epstein
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, falece aos 47 anos após luta contra câncer renal em estágio avançado
Líder da banda de rock americana morreu pacificamente em casa, cercado pela esposa Jennifer e familiares, quase um ano depois de anunciar o diagnóstico de carcinoma renal de células claras com metástase nos pulmões; grupo confirma perda em comunicado oficial e pede respeito à privacidade da família
Carregando..