STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.
Por: Brado Jornal 10.nov.2021 às 06h22
STJ anula decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou nesta terça-feira (9) todas as decisões da primeira instância da Justiça fluminense envolvendo as investigações sobre o suposto esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No primeiro grau, o caso foi comandado pelo juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Rio.

Os ministros do colegiado aceitaram recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) para anular os atos processuais, sob a alegação de que a apuração deveria ser sido iniciada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), ou seja, em segunda instância.

Na época das acusações apontadas pelo Ministério Público, Flávio ocupava o cargo de deputado estadual. Dessa forma, pelo entendimento, somente o TJRJ poderia deliberar sobre a ação.

Em fevereiro, o STJ também anulou a quebra de sigilo bancário e fiscal de aproximadamente 90 investigados no suposto esquema, por falta de fundamentação.

A chamada “rachadinha” é uma prática ilegal de confisco, por parlamentares, de parte dos salários de assessores de gabinete.

Siga o Brado Jornal no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Veja Também
Agência de notícias em Cuba diz que está sendo “expulsa” pelo Governo
“Estão nos expulsando de Cuba. Não podemos atualmente, com apenas dois jornalistas, manter os padrões de qualidade que a Agência Efe oferecia até o momento no país. É muito triste”, declarou.
EX-BBB apresentará programa de rádio em Salvador
O novo programar vai estrear na próxima segunda-feira (17) às 16h.
Globo tem quase 40 jornalistas com Covid e entra em estado de alerta
A reportagem apurou também que já são 17 profissionais afastados da Redação da Globo no Rio de Janeiro e 20 da equipe de jornalismo de São Paulo. A emissora estaria sofrendo um grande desfalque, já que muitos funcionários também tiraram ou vão tirar férias neste mês.
Cabo Daciolo se filiará ao PDT nesta sexta-feira (21)
No final do ano passado, Cabo Daciolo (Brasil 35) desistiu de ser candidato à presidência da República e declarou apoio ao pré-candidato Ciro Gomes (PDT).
Wagner sobre Bolsonaro: “Não sei como alguém que se diz cristão defenda tanto ódio”
Wagner ainda criticou a política econômica do governo Bolsonaro. Para o senador, o país precisa de uma “política mais sadia” para voltar ao “rumo da prosperidade”.
Bolsonaro defende autoteste de Covid-19
O mandatário disse que enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informações sobre a medida no âmbito do que chamou de Plano Nacional de Expansão da Testagem.
Carregando..