Alcolumbre sinaliza que pode marcar sabatina de Mendonça para próxima semana

Presidente da CCJ disse que irá se reunir com líderes para escolher relatoria da indicação do ex-ministro da Justiça ao Supremo Tribunal Federal
Por: Brado Jornal 24.nov.2021 às 17h07
Alcolumbre sinaliza que pode marcar sabatina de Mendonça para próxima semana

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), sinalizou que pode marcar para a próxima semana a sabatina de André Mendonça, ex-ministro da Justiça e ex-Advogado-Geral da União indicado a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em sessão na CCJ nesta quarta-feira (24), Alcolumbre disse que 10 autoridades indicadas precisavam ser sabatinadas na comissão, e que ele privilegiaria os cargos com prazos definidos de mandato, e não os “vitalícios”, como o Tribunal Superior do Trabalho ou Supremo Tribunal Federal.

Mesmo assim, o senador não deixou de descartar que a sabatina de Mendonça ocorra na semana do esforço concentrado, na qual os senadores esperam zerar as aprovações ou rejeições de nomes que precisam do aval da casa.

Davi Alcolumbre ainda afirmou que o presidente da CCJ tem “autonomia” para escolher a pauta, e disse que ainda deve decidir sobre a relatoria da sessão que irá receber Mendonça.

Caso a sabatina seja realizada na próxima semana, se encerraria o maior período já registrado de intervalo entre uma sugestão à Corte e os questionamentos dos senadores feitos ao indicado na CCJ.

Esta é a primeira etapa do processo de André Mendonça para o Supremo. Caso seu nome seja aprovado na comissão, Mendonça também deve ser referendado pela maioria do Senado para, somente assim, poder ocupar o lugar que ficou vago após a aposentadoria do ex-ministro Marco Aurélio Mello.

A expectativa de que a sabatina de Mendonça fosse enfim marcada já tinha sido aventada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em uma entrevista coletiva na terça-feira (23).

“Espero que o presidente Davi possa designar as reuniões na semana que vem para cumprimento dessa missão. Mas todas essas prerrogativas são do presidente da comissão. Respeito a autonomia, respeito a independência, e espero que haja essa definição”, disse Pacheco.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Congresso Nacional analisa Orçamento de 2026 nesta sexta-feira
Sessão conjunta inclui PLOA e 20 projetos de créditos adicionais para 2025
Pesquisa Genial/Quaest revela rejeição à nomeação de Jorge Messias para o STF
Levantamento indica menor resistência em comparação à indicação anterior de Lula à Corte
Cassação de mandatos de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro gera críticas na oposição
Ex-diretor da Abin foi condenado pelo STF por envolvimento em trama golpista, enquanto filho de ex-presidente perdeu cargo por excesso de ausências
Tensão interna no governo Lula após acordo de Jaques Wagner no PL da dosimetria
Líder do Senado admite articulação sem aval do Planalto e gera atrito com Gleisi Hoffmann
Capitão Alden rejeita apoio a ACM Neto no governo da Bahia
Deputado prioriza palanque para Flávio Bolsonaro e condiciona aliança a destaque do PL
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Carregando..