Cúpula da CPI da Covid pede a Fux derrubada do sigilo das investigações e pede inquérito

Se reuniram com Fux os senadores: Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM). O encontro durou cerca de meia hora.
Por: Brado Jornal 10.fev.2022 às 10h57
Cúpula da CPI da Covid pede a Fux derrubada do sigilo das investigações e pede inquérito

Na quarta-feira (09), a cúpula da CPI da Covid pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que sejam adotadas providências sobre os pedidos de investigação abertos após o relatório final da comissão, apresentado em outubro de 2021.


Se reuniram com Fux os senadores: Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM). O encontro durou cerca de meia hora.


Em nota divulgada logo após a reunião pela assessoria de imprensa do STF, Fux vai analisar os pedidos feitos pelos senadores e verificar se há procedimentos possíveis por parte da Presidência do STF ou se cabe apenas aos relatores dos casos levantar os sigilos.


“O presidente do STF, ministro Luiz Fux, ouviu os parlamentares da CPI e vai analisar os pedidos. É preciso verificar se há procedimento possível por parte da Presidência ou se apenas cabe atuação dos relatores dos casos”, diz o texto.


Em novembro do ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo dez pedidos de providências que têm como base o relatório final produzido pela CPI, que pediu o indiciamento de 80 pessoas, sendo 13 com foro privilegiado, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL).


A jornalistas, Renan falou sobre a atuação da PGR em dar seguimento aos pedidos encaminhados ao STF: “Só ontem tivemos acesso a uma das petições. Porque são sigilosas. Ora, essa investigação se fez à luz do dia, com o acompanhamento diuturno da sociedade. As provas são públicas. Caberia à PGR 3 encaminhamentos: dar continuidade à investigação, denunciar ou arquivar. O que fez o douto procurador? Uma solicitação sigilosa ao Supremo que não seguiu nenhum desses caminhos”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula é criticado por 69% dos deputados por pouca atenção ao Congresso
Comparado ao levantamento de maio de 2024, a visão negativa cresceu: antes, 64% dos congressistas apontavam atenção insuficiente, e 27% consideravam o relacionamento adequado
Vereadora propõe declarar Kanye West persona non grata em São Paulo
O projeto destaca a música “Heil Hitler”, lançada recentemente por Kanye West, que exalta o regime nazista e menciona figuras históricas ligadas a crimes contra a humanidade
Juventude representa 4,3% dos candidatos nas eleições internas do PT
O PT inicia neste domingo (6) o primeiro turno de suas eleições diretas para definir a presidência nacional e os comandos estaduais e municipais
Ataque hacker a empresa de tecnologia financeira é investigado pela PF
O Banco Central confirmou o ataque e esclareceu que sua própria infraestrutura não foi comprometida
Lula critica Motta por quebra de acordo em votação do IOF
O ministro da AGU, Jorge Messias, argumentou que a decisão do Congresso fere a separação de poderes
Boulos marca protesto na Paulista para apoiar taxação de super-ricos
O PT e seus aliados têm intensificado a discussão sobre a redistribuição da carga tributária no Brasil como parte de uma estratégia política para fortalecer Lula nas eleições de 2026
Carregando..