Câmara vai discutir implementação do semipresidencialismo no Brasil

De acordo com Lira, a ideia é começar a discutir um texto entre março e junho.
Por: Brado Jornal 11.fev.2022 às 06h10
Câmara vai discutir implementação do semipresidencialismo no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que, a partir de março, vai começar a discutir uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para instituir o semipresidencialismo no Brasil. A declaração foi feita na tarde desta quinta-feira (10).


A proposta é encampada também por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)como Gilmar Mendes e Dias Toffoli como uma suposta forma de melhorar a governabilidade no país.


De acordo com Lira, a ideia é começar a discutir um texto entre março e junho. Ele ainda defendeu que o novo regime de governo passe a vigorar apenas em 2030.


“A Câmara vai propor pegar os meses de março, abril, maio e junho para discutir os semipresidencialismo, sem nenhum tipo de pressão de votação, sem nenhum tipo de texto pronto, sem perspectiva de votação antes da eleição, para que a gente possa deixar que qualquer texto seja discutido e analisado e escolhido pelos parlamentares com o Congresso novo, que será escolhido em outubro”, disse Lira em entrevista coletiva.


“Ou seja, o modelo seria proposto em texto a ser debatido ao longo do ano que vem e votado apenas pelo próximo Congresso”, acrescentou o presidente da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tensão cresce entre Hugo Motta e governo Lula por projeto de anistia
A relação entre o governo Lula e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode enfrentar nova crise caso o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro seja colocado em pauta
Ataque hacker a empresa de tecnologia financeira é investigado pela PF
O Banco Central confirmou o ataque e esclareceu que sua própria infraestrutura não foi comprometida
Juventude representa 4,3% dos candidatos nas eleições internas do PT
O PT inicia neste domingo (6) o primeiro turno de suas eleições diretas para definir a presidência nacional e os comandos estaduais e municipais
Alerta Vermelho na Governadoria: Jerônimo Rodrigues enfrenta vaias e crise política
A rejeição preocupa a equipe de marqueteiros do governador, com trackings internos apontando queda contínua de popularidade.
Lula critica Motta por quebra de acordo em votação do IOF
O ministro da AGU, Jorge Messias, argumentou que a decisão do Congresso fere a separação de poderes
PT mobiliza influenciadores para reforçar narrativa sobre taxação BBB nas redes
O PT organiza uma ofensiva digital para fortalecer sua posição na disputa de narrativas sobre a taxação BBB, voltada a bilionários, bancos e bets, após a derrubada do decreto que aumentava o IOF
Carregando..