Câmara analisa PL que dá acesso ao monitoramento de tornozeleiras eletrônicas ao MP e à PF

Atualmente, compartilhamento de dados dos equipamentos exige que haja uma ordem judicial
Por: Brado Jornal 16.mai.2022 às 13h45
Câmara analisa PL que dá acesso ao monitoramento de tornozeleiras eletrônicas ao MP e à PF
Foto: Divulgação

Um projeto lei que visa garantir acesso do Ministério Público e das polícias Federal e estaduais a dados sobre monitoramento eletrônico de acusados ou condenados independentemente de ordem judicial está sendo analisado na Câmara dos Deputados. O autor da proposta, deputado sargento Fahur (PSD-PR) esclarece que, atualmente, esse compartilhamento de dados de tornozeleiras eletrônicas exige ordem judicial. Segundo o parlamentar, isso causa evasão de presos, reincidência e insegurança da população.

“Basta oficiar, comunicar a central de monitoramento, vai ficar registrado lá o nome da autoridade, e só será divulgado para fins de corregedoria, para preservá-lo. Aí, com certeza, a polícia poderá investigar crimes. Verificar se criminosos, assassinos, beneficiados pela tornozeleira passaram naquela localidade, estiveram naquela localidade, que horas estiveram naquela localidade… Vai ser muito mais fácil para a polícia e para o Ministério Público monitorar de fato o criminoso”, diz o deputado.

A proposta modifica a lei de execução penal e, segundo o texto, os dados serão utilizados para fins de investigação policial e processo criminal. A identidade da autoridade policial ou do Ministério Público que realizou o acesso aos dados ficará registrada. A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de segurança pública e combate ao crime organizado e pela de comissão constituição e justiça da Câmara.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação em defesa de Jair Bolsonaro na Avenida Paulista reúne público reduzido
A maioria dos manifestantes era composta por pessoas da terceira idade, vestidas com camisas verde-amarelas e carregando bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel.
Carregando..