Ex-ministro de Lula, Mangabeira Unger recusa petista como opção eleitoral: ‘Tragédia que não podemos aceitar’

Em entrevista ao Pânico, filósofo defendeu candidatura de Ciro Gomes como alternativa a segundo turno entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente
Por: Brado Jornal 18.mai.2022 às 16h20
Ex-ministro de Lula, Mangabeira Unger recusa petista como opção eleitoral: ‘Tragédia que não podemos aceitar’
Foto: Wiki Commons

Nesta quarta-feira, 18, o programa Pânico recebeu o filósofo Roberto Mangabeira Unger. Ex-ministro de Assuntos Estratégicos do governo Lula, Mangabeira lamentou um possível cenário de segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. “Temos agora dois candidatos que estão no primeiro plano, Bolsonaro e Lula. Bolsonaro se refugiando numa política teatral, numa simbologia moral nos atalhos falsos. Lula propondo uma volta ao interior, chama os banqueiros para governar o país e distribui a sobra para os pobres. Resultado: o Brasil empobreceu, há décadas que o Brasil não cresce. Isso é uma tragédia que não podemos aceitar”, afirmou. O político defendeu a participação popular na política nacional e referenciou Leonel Brizola. “Acho que nós temos que encontrar uma maneira de engajar a maioria trabalhadora e pobre do país nessa discussão real. A maioria está na posição que meu amigo e aliado Brizola descrevia.”

Como alternativa, Mangabeira Unger defende a candidatura de Ciro Gomes (PDT). “O Ciro entende que o grande problema do Brasil, agora, é nossa desqualificação. Nós estamos num primitivismo produtivo e educacional. Essa é a tragédia do Brasil. Nós temos uma nação que transborda vitalidade, energia empreendedora e cultural, mas nós negamos à grande maioria de nossos cidadãos os meios”, disse. Para uma mudança econômica e social efetiva, o mentor de Ciro Gomes aposta no investimento tecnológico. “Temos agora que qualificar o aparato produtivo do Brasil e qualificar os brasileiros por um ensino analítico e capacitador. Esse é o nosso programa central. O Brasil é muito rico em recursos naturais, agricultura, mineração e pecuária, e nós nos refugiamos nessas riquezas fáceis da natureza para substituir as riquezas difíceis da inteligência. Esse é o problema central e é sobre isso que foca a candidatura de Ciro”, concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Sidney Oliveira, da Ultrafarma, é preso por liderar esquema de fraude fiscal
Operação Ícaro revela envolvimento de auditor da Sefaz-SP em fraudes com notas fiscais e ICMS
Carlos Muniz cobra diálogo entre Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues para beneficiar Salvador
Presidente da Câmara se oferece para mediar encontro entre prefeito e governador
Bolsonaro recebe autorização para exames médicos fora da prisão domiciliar
Ex-presidente realizará procedimentos em Brasília e poderá receber visitas de aliados
Lula garante vitória em 2026 se for candidato e ironiza possível apoio de Trump a aliado de Bolsonaro
Presidente descarta preocupação com adversários e critica tentativa de golpe em 2022
Tarcísio Pedreira exige resposta de Jerônimo Rodrigues sobre atraso na regulação de paciente
Prefeito de São Gonçalo dos Campos critica demora de 30 dias na transferência de paciente e aponta responsabilidade do governo estadual
Plano de apoio às empresas impactadas por tarifas dos EUA anunciado por Lula
O acesso ao crédito estará vinculado à manutenção de empregos.
Carregando..