Moro condena ataques ao STF e se abstem sobre escolha entre Lula e Bolsonaro no 2º turno

Ex-juiz será réu em processo movido por petistas, mas disse não se preocupar: ‘Fumaça dos petistas’
Por: Brado Jornal 25.mai.2022 às 06h31
Moro condena ataques ao STF e se abstem sobre escolha entre Lula e Bolsonaro no 2º turno
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro comentou sobre a ação movida por militantes do PT, na qual se tornou réu nesta terça, 24, se absteve de escolher entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula em uma eventual disputa no segundo turno das eleições de 2022 e condenou ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante entrevista ao ‘Jornal Jovem Pan’, da Jovem Pan News. Ao ser perguntado sobre o provável segundo turno entre Lula, que condenou quando era juiz, e Bolsonaro, de cujo governo fez parte mas saiu acusando de interferir na Polícia Federal, ele disse ser muito cedo para escolher. “Não tenho como falar pelo União Brasil, e seria antecipar muito o segundo turno”, disse Moro, relembrando que o partido do qual faz parte oficialmente tem Luciano Bivar, presidente da legenda, como candidato ao cargo máximo da República.

Perguntado se seria candidato ao Senado, Moro disse que tomaria a decisão no tempo oportuno, e, em outro momento, explicou que ainda pode não ser candidato a nada, já que tudo terá que ser decidido em conjunto com o União Brasil. Sobre a ação movida por um grupo de petistas, que pede indenização por perdas na Petrobras, Moro disse estar tranquilo. “[Essa] Ação é ridícula, não causa nenhuma preocupação. Quem causou prejuízo à economia, ao país, foram os governos do PT. O país entrou em recessão profunda ali em 2014, e não saiu até hoje, só começou a se recuperar no governo Temer. É uma tentativa do PT de jogar fumaça”, desdenhou.

Moro ainda disse ter críticas a decisões recentes do STF, mas ressaltou que não concorda com ataques aos ministros ou à instituição. “Eu tenho sido claro nas críticas ao Supremo. O Supremo cometeu um baita erro quando anulou as condenações do ex-presidente Lula, e também errou quando revogou a prisão após segunda instância, que era um instrumento importante de combate à criminalidade, e acabou soltando um monte de criminoso. Errou quando anulou a condenação de Eduardo Cunha. Essas decisões são lamentáveis, muitas proferidas pela 2ª Turma. No entanto, não posso deixar de lembrar que existem votos vencidos, e não concordo em atacar a instituição. Se esperava muito do Supremo que sustentasse esse combate à corrupção. Mas não concordo com ataques pessoais a ministros ou à instituição. Se o Supremo está tomando essas decisões com as quais não concordamos e que parte da sociedade não concorda, temos que estudar maneiras de melhorar o STF, eventualmente reformar, mas ataques pessoais não agregam. Também temos que recuperar os debates no Congresso. A crítica é importante, mas a gente precisa ter propostas e levar essas propostas adiante”, opinou o ex-juiz.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cassação de mandatos de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro gera críticas na oposição
Ex-diretor da Abin foi condenado pelo STF por envolvimento em trama golpista, enquanto filho de ex-presidente perdeu cargo por excesso de ausências
Pesquisa Genial/Quaest revela rejeição à nomeação de Jorge Messias para o STF
Levantamento indica menor resistência em comparação à indicação anterior de Lula à Corte
Tensão interna no governo Lula após acordo de Jaques Wagner no PL da dosimetria
Líder do Senado admite articulação sem aval do Planalto e gera atrito com Gleisi Hoffmann
Capitão Alden rejeita apoio a ACM Neto no governo da Bahia
Deputado prioriza palanque para Flávio Bolsonaro e condiciona aliança a destaque do PL
Congresso Nacional analisa Orçamento de 2026 nesta sexta-feira
Sessão conjunta inclui PLOA e 20 projetos de créditos adicionais para 2025
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Carregando..