Silveira não se arrepende de críticas ao STF e se vê como vítima de ‘narrativa’ da imprensa

Deputado federal participou do programa ‘Direto ao Ponto’ desta segunda-feira, 6, e falou sobre as punições de Moraes e prisão por ataques às instituições
Por: Brado Jornal 07.jun.2022 às 06h23
Silveira não se arrepende de críticas ao STF e se vê como vítima de ‘narrativa’ da imprensa
GETTY IMAGES Legenda da foto, Daniel Silveira foi condenado à prisão pelo STF, mas recebeu indulto do presidente Bolsonaro

Falando publicamente pela primeira vez após as punições do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – STF, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) participou do programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan, e falou sobre o início de sua prisão e condenação pelos ataques às instituições.

Durante a entrevista, Silveira disse que não se arrepende do vídeo que deu início à investigação. “Acho que exagerei no tom, não nas falas. Foi um momento único e passional. Dizem que ‘há você exagerou, toma dez anos’, mas o ministro relator, quando fez os cálculos da pena, ele disse ‘em respeito ao sistema trifásico, esse cálculo não é matemático é filosófico’. Eu pensei que seria 30 anos no mínimo, aí o ministro Barroso disse que ‘daria mais’, e o que é isso? Não se faz mais as contas das penas?”, declarou.

O deputado ainda comentou que a resposta de Moraes foi exagerada. “Acho que o Alexandre de Moraes se sentiu insultado porque foi a vítima, o investigador e o julgador, isso até dá nulidade do processo. Mas ele deveria ir no seu advogado e falar que queria abrir um processo contra mim, por injúria, isso deveria ter sido feito”, completou.

“Foi um vídeo de 19 minutos e quando eu uso uma fala muito usada no Sul, que é ‘surra de gato morto até miar’, isso não vai acontecer porque um gato morto não vai miar. Isso é uma figura de linguagem, disseram ‘isso é uma ameaça a democracia’, essa narrativa é ridícula, foi utilizada de forma tão vil pela imprensa e chega até a emburrecer a sociedade que pensa que é um crime. Quem não conhece direito vai pensar ‘nossa, xingar ministro é crime inafiançável, vou ficar quieto’ isso é uma mordaça, usa o medo como adulto social e as pessoas aceitam”, disparou.

Silveira também falou sobre a nova punição do STF, relacionado ao bloqueio das contas de sua mulher Paola. “Está na lei, a pena não passará da pessoa do condenado. O art. 107 da Constituição prevê que graças a anistia e indulto, ela vai extinguir a punibilidade e basta a publicação para que o Judiciário tome a decisão. Ela não é ré em nenhum inquérito, e ele [Moraes] acaba a atacando dessa maneira. Juridicamente não deveria ocorrer em hipótese alguma. Ela passou o cartão de débito, com dinheiro em conta, e não passou. Quando foi ver tinha bloqueio judicial. Nem eu, nem ela sabemos o que fazer até agora”, desabafou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tensão interna no governo Lula após acordo de Jaques Wagner no PL da dosimetria
Líder do Senado admite articulação sem aval do Planalto e gera atrito com Gleisi Hoffmann
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Cassação de mandatos de Alexandre Ramagem e Eduardo Bolsonaro gera críticas na oposição
Ex-diretor da Abin foi condenado pelo STF por envolvimento em trama golpista, enquanto filho de ex-presidente perdeu cargo por excesso de ausências
Congresso Nacional analisa Orçamento de 2026 nesta sexta-feira
Sessão conjunta inclui PLOA e 20 projetos de créditos adicionais para 2025
Capitão Alden rejeita apoio a ACM Neto no governo da Bahia
Deputado prioriza palanque para Flávio Bolsonaro e condiciona aliança a destaque do PL
Pesquisa Genial/Quaest revela rejeição à nomeação de Jorge Messias para o STF
Levantamento indica menor resistência em comparação à indicação anterior de Lula à Corte
Carregando..