A iFood, empresa de entrega expressa presente em diversos países, lançou recentemente um programa denominado iFood Pedal em Salvador. Por meio da proposta, os entregadores trabalham com bikes elétricas. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), o programa desrespeita o Estatuto das Cidades, a Lei de Uso e Ocupação de Solo e ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e as leis de trânsito.
Ainda de acordo com o presidente da Casa Legislativa soteropolitana, a empresa divulgou os benefícios na redução de CO2 na atmosfera, mas não deixou claro o valor que os profissionais terão que pagar pelas bicicletas, se a empresa oferece equipamentos de segurança aos entregadores ou se há autorização legislativa para a circulação desses equipamentos na cidade.
“Não deixa de ser uma atitude louvável a redução de emissão de CO2 na atmosfera, uma das prioridades discutidas e aprovadas na Conferência Mundial do Clima (COP26), realizada em 2021, em Glasgow, na Escócia, e as quais apoiamos. Mesmo assim, as cidades e os países têm leis e elas devem ser respeitadas”, disse Geraldo Júnior.
O presidente da Câmara ainda questionou se, por meio desse programa, haverá uma interferência direta no trânsito. “Aí questionamos: a Câmara de Vereadores foi consultada? Houve audiências públicas para tratar desse tema? Tem projeto do Poder Executivo solicitando autorização legislativa para a implantação desse programa? Nosso município possui vias adequadas? Os entregadores estão capacitados? A sociedade participou do debate? Os especialistas foram consultados? Inclusive existe um Instituto de Direito de Trânsito que pode ajudar muito nessa matéria. Como fiscalizar o uso dessas bicicletas? A resposta é negativa para todas essas perguntas”, afirmou.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...