Nova presidente da Caixa diz ter ‘apoio total’ para conduzir investigação imparcial: ‘Fatos são graves’

Em entrevista, Daniella Marques disse que presidente Jair Bolsonaro pediu que apuração seja isenta
Por: Brado Jornal 05.jul.2022 às 06h32
Nova presidente da Caixa diz ter ‘apoio total’ para conduzir investigação imparcial: ‘Fatos são graves’
TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A nova presidente da Caixa Economia Federal, Daniella Marques Consentino, defende que as investigações sobre as denúncias de assédio sexual dentro da instituição sejam tratadas com rigor, independência e credibilidade. Em entrevista à Jovem Pan News, nesta segunda-feira, 4, a economista e braço direito de Paulo Guedes afirmou que recebeu “apoio total” da presidência da República para conduzir apuração isenta. “Os indícios e denúncias são sérios. Os fatos são graves, mas temos que ter responsabilidade para apurar com critério”, defendeu Daniella Marques, reforçando que não interessa a exposição de ninguém. “Repito: isso envolve pessoas”, reforçou.

Para que o trabalho seja possível, a nova presidente afirmou que será instalado um canal de diálogo para funcionárias da instituição financeira, com funcionamento contínuo e formação multidisciplinar, envolvendo órgãos externos como Tribunal de Contas da União e Advocacia-geral da União. Além disso, nesse primeiro momento, segundo Daniella, uma série de providências já foram tomadas pelo Conselho de Administração, o que incluiu o afastamento de funcionários envolvidos nas denúncias de assédio e também a aprovação da contratação de uma empresa para investigação externa. “A Caixa tem todo interesse em colaborar om outras investigações”, mencionou, reconhecendo que o objetivo não é perseguir ninguém, citando palavras do próprio presidente Jair Bolsonaro.

“O único pedido [de Jair Bolsonaro] foi ‘conduza da forma mais independente e séria possível’. ‘A gente não está para proteger ninguém e perseguir ninguém'”, reforçou a ex-secretária da Economia. De acordo com ela, o objetivo atual é preservar a imagem da instituição junto aos brasileiros. A posse de Daniella Marques à presidência do banco está marcada para acontecer nesta terça, 5. O nome da ex-secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia foi aprovado pelo conselho da instituição na sexta-feira, 1º, dando espaço para a efetivação. A indicação ao cargo aconteceu após pedido de demissão de Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual por funcionárias da instituição. Em carta divulgada na última quarta-feira, 29, o ex-presidente da Caixa negou os crimes e falou em “situação injusta”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vereador de Itabela atuava no Bonde do Maluco desde 2020, segundo MP-BA
Lucas Lemos é denunciado por tráfico e associação criminosa, com prisão mantida pela Justiça
Planet Internet rejeita alegações de cobranças por facção após execução de três funcionários
Empresa contesta versão de extorsão, enquanto investigações apontam para possível ligação com taxas impostas pelo Comando Vermelho
MP-BA processa Claudia Leitte por alteração em letra de música
Ação pede R$ 2 milhões por dano moral coletivo e retratação pública devido a suposta discriminação religiosa
Deputados do PL no Rio de Janeiro são alvos de operação da PF por suspeita de desvio em cotas parlamentares
Buscas cumprem mandados em endereços ligados a Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy
Projeções indicam redução na inflação e na Selic em 2026, mas crédito para bens duráveis segue elevado
Consultorias preveem cortes limitados na taxa básica de juros, insuficientes para aliviar financiamentos de imóveis e veículos
Tarcísio reafirma apoio a Flávio Bolsonaro para 2026
Governador de São Paulo destaca abertura ao diálogo do senador em possível candidatura presidencial
Carregando..