Audiência Pública discute Pensão Militar e recebe viúvas indignadas com diretrizes do projeto enviado pelo governador Rui Costa

De acordo com Capitão Alden, a proposição “fere de morte” os direitos dos militares e seus familiares
Por: Brado Jornal 27.jul.2022 às 13h49
Audiência Pública discute Pensão Militar e recebe viúvas indignadas com diretrizes do projeto enviado pelo governador Rui Costa
Divulgação/Ascom

 A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), através do deputado estadual Capitão Alden (PL), realizou nesta quarta-feira (27) Audiência Pública para discutir o projeto da Pensão Militar e suas novas diretrizes que tramita na Casa sob nº 24.562/2022, de autoria do Governo do Estado. 

Com as salas Luís Cabral e Herculano Menezes completamente lotadas de viúvas de militares, bem como de interessados na pauta,  foi discutido a atual situação e pontos que a Pensão Militar traz na proposta. Desde o início se manifestando contra a proposta, que iria ser apreciada pela Alba nesta quarta, mas que a Audiência Pública conseguiu acordar a derrubada da pauta, Capitão Alden enfatizou que não concorda com o texto original apresentado no projeto encaminhado pelo governador Rui Costa (PT). De acordo com o parlamentar, a proposição “fere de morte” os direitos dos militares e seus familiares.

“Tanto eu como o deputado Soldado Prisco estamos atentos à pauta. Estamos fazendo esforços para diminuir o impacto deste projeto que fere de morte as viúvas e familiares de militares que perderam suas respectivas vidas em serviço. O que o Governo do Estado está tentando fazer com a pensão militar é um absurdo, fugindo totalmente da Legislação Federal e da Constituição. Estão tentando trazer inovações e criar artifícios que retiram direitos dos policiais”, disse Alden, que apresentou emendas ao projeto assim como o também deputado estadual Soldado Prisco.

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia – Força Invicta, que esteve representada na realização, afirmou que o Governo do Estado determinou que todos os requerimentos administrativos de pensão por morte, abertos desde janeiro de 2022, na Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (SUPREV), fossem suspensos alegando a “inexistência de lei permissiva” para concessão do benefício, direitos que estariam garantidos tanto por leis federais quanto por leis estaduais vigentes.

Ao final da Audiência, as viúvas tiveram a oportunidade da palavra sobre o atual estado que as pensionistas se encontram. "Todos nós estamos indignadas com o que vem acontecendo. É inconcebível que se pare de pagar uma pensão, um direito conquistado há anos. Nunca se viu tanta inconsequência", disse uma das participantes.

Relatando a morte de seu marido por infarto, uma outra pensionista criticou o governador Rui Costa e a falta de valorização que os agentes de Segurança Pública têm no atual governo estadual. 

"Temos que reivindicar nossos direitos. Meu marido faleceu em meus braços, e desde fevereiro estou receber um real. Eu fiquei emocionalmente abalada, e estou sem poder ir ao médico, pois estou sem assistência médica. A viúva que não tem outros recursos, como estão vivendo? Não é possível que vamos viver de cabeça baixa. Os policiais estão tendo problema psicológico, emocional, pois há uma pressão, o Governo do Estado não dá recursos suficiente para o agente ter saúde física e emocional boa", frisou.

O tenente-coronel Copérnico Mota, presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta), o doutor Jeoás Nascimento dos Santos, coordenador administrativo da Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), o sargento Roque Santos, presidente da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia (APPM) também estiveram presentes na Audiência Pública, bem como representantes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Paulo Frateschi: militante histórico do PT marcado por perdas familiares falece após agressão do filho
Tragédia familiar assombra ex-deputado, fundador do partido e combatente da ditadura
China revoga embargo a importações de aves do Brasil
Fim de restrições após controle de surto de gripe aviária beneficia maior exportador global
Julgamento de recursos no STF marca nova fase na trama golpista de 2022
Embargos buscam ajustes em penas, mas decisão final pode acelerar cumprimento de condenações
Críticas à seletividade no pedido de exame médico para Bolsonaro geram cobrança por avaliações gerais na Papuda
Deputados do DF exigem igualdade de direitos para detentos em meio a debates sobre condições prisionais
Lula invoca mito ianomâmi na COP30 para reforçar urgência climática
Referência à cosmologia indígena destaca dever coletivo com o planeta e os vulneráveis
Réu do 8 de janeiro causa interrupção em fórum na Argentina com presença de Gilmar Mendes
Um protesto inesperado destaca tensões judiciais em véspera de julgamento no STF
Carregando..