Ministro do TSE acaba de determinar volta de presidente que apoia Lula ao comando do PROS

"Não vou aceitar ser perseguido político de Lula, devolveram o partido pro Eurípedes que desviou 50 milhões de reais e vai por a mão de 90 milhões agora do fundão eleitoral para bancar a campanha do PT, não vou aceitar isso" disse Pablo Marçal
Por: Brado da Redação 05.ago.2022 às 18h06 - Atualizado: 05.ago.2022 às 18h13
Ministro do TSE acaba de determinar volta de presidente que apoia Lula ao comando do PROS

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski, determinou nesta sexta-feira(5) que Eurípedes Júnior volte ao cargo de presidente do Pros. Júnior é da ala que fechou acordo para apoiar a chapa Lula-Alckmin já no primeiro turno nas eleições de outubro.

Pela legislação eleitoral, esta sexta (5) é o último dia de prazo para que os partidos façam convenções e indiquem seus candidatos. No domingo (31), já houve uma convenção nacional do Pros, sob comando de Marcus Holanda. O partido indicou Pablo Marçal como candidato à Presidência. Após decisão o Pros deve realizar nova convenção ainda nesta sexta.

Nas Rede Sociais Pablo Marçal respondeu a mais uma manobra jurídica que favorece o Ex-presidente Lula

"Lula está querendo Roubar Minha Candidatura", "Se alguém tocar na minha candidatura, Não vou aceitar ser perseguido político de Luiz Inácio Lula da Silva, se preciso vou até na ONU", "Uma Liminar do Lewandowski, acabou de devolver o partido pro Eurípedes que desviou 50 milhões de reais e vai por a mão de 90 milhões agora do fundão eleitoral para bancar a campanha do PT, não vou aceitar isso" disse o pré Candidato a presidente Pablo Marçal 

Imbróglio jurídico

É mais uma etapa de uma disputa jurídica que se acirrou nos últimos dias.

Em março, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal afastou Eurípedes Júnior da presidência do Pros em razão de suposto desvio de recursos. O partido passou a ser comandado por Holanda.

No domingo, horas após a convenção, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi devolveu a presidência da sigla a Eurípedes Júnior até que o Tribunal de Justiça do DF termine de julgar o processo que envolve a gestão dele no Pros.

Na quarta (3), três dias após retomar o controle do Pros, Eurípedes Júnior se reuniu em São Paulo com o candidato a vice-presidente da chapa encabeçada por Lula, Geraldo Alckmin (PSB), e com o coordenador do programa de governo da chapa, Aloizio Mercadante.

No encontro, Júnior declarou apoio à candidatura PT-PSB e se comprometeu a reverter a formalização da candidatura de Pablo Marçal. Segundo nota divulgada pela equipe de Mercadante, a comitiva restituída do Pros sugeriu a Alckmin e Mercadante a inclusão de um programa de auxílio a endividados nos planos de governo da chapa. Desde a fundação do partido, em 2010, o Pros nunca lançou candidato próprio ao Planalto. A sigla sempre esteve ao lado do PT nas campanhas presidenciais.

Na mesma quarta, a Justiça devolveu o cargo de presidente do Pros a Marcus Holanda. O ministro Antônio Carlos Ferreira, do STJ, considerou que não era de competência do tribunal analisar o pedido de Eurípedes Júnior, pois ainda há recursos a serem analisados em 2ª instância na Justiça do Distrito Federal.

Eurípedes, então, entrou na Justiça novamente e obteve decisão favorável de Ricardo Lewandowski.


Fonte: G1



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Indignação marca caso de advogado algemado em velório da avó; Nikolas comenta fato
Evandro ainda alega que Lucas foi detido ao sair de um concurso público e que não há provas de envolvimento em depredações.
Lula aponta Tarcísio como rival em 2026 e exige lealdade do Centrão
Presidente cobra compromisso de ministros e critica eventos de partidos que fazem oposição ao governo
Zambelli enfrenta nova audiência de extradição na Itália nesta quarta
Deputada presa enfrenta processos no STF e na Justiça italiana
Acordo do governo impede convocação de Frei Chico, irmão de Lula, em CPI do INSS
Negociação evita depoimento de vice-presidente do Sindinapi, investigado por descontos irregulares
Câmara planeja votar PECs sobre proteção parlamentar e fim do foro privilegiado nesta quarta
Reforma no Legislativo ganha força com votação de propostas polêmicas
Carregando..