STJ: relator da Operação Lava Jato se aposenta

Félix Fischer era o ministro mais antigo da Corte
Por: Brado Jornal 17.ago.2022 às 15h51
STJ: relator da Operação Lava Jato se aposenta
Foto: Divulgação

O ministro Félix Fischer, 74 anos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vai se aposentar na segunda-feira 22. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União. Fischer foi o relator dos processos da Operação Lava Jato no STJ e já estava afastado por questões de saúde. Agora, a vaga vai ser preenchida por um advogado, a ser escolhido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

“Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”, disse o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, sobre Fischer. “Vossa Excelência é uma pessoa incomparável. Uma pessoa que escreveu o seu próprio nome na história do Poder Judiciário brasileiro, com hombridade, com dignidade, com honestidade e com muito brilhantismo.”

Em 2015, o magistrado assumiu a relatoria da Lava Jato, colocando sucessivas derrotas às defesas dos réus investigados na operação, entre eles, estava Lula (PT). Fischer era o ministro mais antigo da Corte, pois foi indicado em 1996 pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso.

Conforme a Constituição, um quinto dos integrantes dos tribunais deve ser da advocacia e do Ministério Público. A lista vai ser formada pela Ordem dos Advogados do Brasil e submetida ao STJ, que vai selecionar três nomes. Depois, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve escolher somente um que vai passar pela aprovação do Senado.

O magistrado completa 75 anos no fim de agosto, idade para a aposentadoria compulsória, assim, não poderia continuar como ministro da Corte. Hoje, durante uma sessão de julgamentos, o ministro foi homenageado pelos colegas da Quinta Turma do STJ. Além disso, também ganhou uma placa pela relevância de seu trabalho.

Quem é Félix Fischer

Fischer nasceu em 1947, em Hamburgo, na Alemanha. Ele veio ainda bebê ao Brasil com os pais. Formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ganhou destaque atuando no Paraná, onde foi procurador de Justiça. Deu aulas na Universidade Estadual de Londrina, na PUC-PR e na Faculdade de Direito de Curitiba.

Na Corte, foi vice-presidente entre 2010 e 2012 e presidente entre 2012 e 2014. Também atuou como ministro do Tribunal Superior Eleitoral e corregedor-geral da Justiça Eleitoral entre 2008 e 2010.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itamaraty não custeará traslado de Juliana Marins, e oposição critica governo Lula
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que não arcará com os custos para trazer ao Brasil o corpo de Juliana Marins, brasileira de 26 anos que faleceu na Indonésia
Ato bolsonarista na Paulista reúne governadores e mira apoio para 2026
O evento marcado para domingo na Avenida Paulista, organizado pelo pastor Silas Malafaia e com a presença confirmada de Jair Bolsonaro (PL), contará com governadores aliados, alguns deles cotados como possíveis candidatos à Presidência em 2026, buscando o respaldo do ex-presidente
Câmara rejeita decreto de Lula que elevava IOF e pressiona Senado
Líderes da base governista criticaram a condução de Motta, questionando a falta de consulta e a divulgação pela internet
Lula altera local de evento em São Paulo para evitar baixa adesão
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não estará presente na cerimônia, mesmo com a alteração de horário e local
Congresso aprova aumento de 18 cadeiras na Câmara dos Deputados para 2027
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (25), um projeto de lei complementar que eleva o número de deputados federais de 513 para 531 a partir de 2027, após as eleições de 2026
Moraes determina que PF investigue advogados de Bolsonaro por suspeita de interferência
Atendendo a um pedido da defesa de Cid, Moraes determinou a abertura de um inquérito para apurar as ações dos advogados
Carregando..