Conselheiro de segurança dos EUA se encontra com Lula, em Brasília

Jake Sullivan vai se encontrar com militar de confiança de Bolsonaro e com o presidente eleito
Por: Brado Jornal 05.dez.2022 às 14h44
Conselheiro de segurança dos EUA se encontra com Lula, em Brasília
Divulgação

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, que atua na equipe do presidente norte-americano, Joe Biden, está no Brasil nesta segunda-feira, 5, para uma reunião com um membro do atual governo — o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, que é almirante da Marinha e um dos auxiliares de confiança do presidente de Jair Bolsonaro (PL).

Em seguida, Sullivan também se reunirá com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro será no hotel em que Lula está hospedado, em Brasília, às 14h30.

Em nota, o governo norte-americano informou que “Sullivan discutirá como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a trabalhar juntos para enfrentar desafios comuns, incluindo mudanças climáticas, segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia e a gestão da migração regional”.

Ainda de acordo com o texto, as “reuniões darão seguimento ao telefonema do presidente Biden ao presidente eleito, Lula, em outubro de 2022, no qual o presidente se comprometeu a manter abertos os canais de comunicação entre os dois países durante a transição”.

Sullivan veio ao Brasil em agosto de 2021, quando se encontrou com Bolsonaro e membros de seu governo, como o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o vice-presidente Hamilton Mourão. Na ocasião, as autoridades debateram o apoio à democracia e temas relacionados ao meio ambiente.

Agora, as equipes de Lula e Biden apostam em uma relação mais próxima do que a mantida atualmente com a Casa Branca por Bolsonaro, apoiador do ex-presidente republicano Donald Trump. Há expectativa de atuação conjunta, em especial, na agenda de preservação da Amazônia e combate às mudanças climáticas. A invasão da Ucrânia pela Rússia também poderá entrar na discussão.

Lula e sua equipe também discutem com os norte-americanos uma data, ainda em dezembro, para um encontro com Biden nos EUA. Lula declarou que pretende viajar após a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o próximo dia 12.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Padilha: governo Lula vai criar conselho permanente
Após reunião do presidente com governadores, ministro detalhou iniciativa para discussão de temas entre prefeituras, governos estaduais e Planalto
Dino entrega a Lula “pacote da democracia” e propõe Guarda Nacional no DF
As medidas devem ser enviadas ao Congresso em fevereiro, segundo o ministro.
Michelle Bolsonaro retorna ao Brasil
Discreta, ex-primeira-dama desembarcou nesta noite no aeroporto de Brasília vinda dos EUA.
Capitão Alden toma posse de deputado federal na próxima quarta-feira em Brasília
Paramentar deixará a Assembleia Legislativa para assumir cargo na Câmara Federal
Ana Estela Haddad, mulher de Fernando Haddad ganha cargo no governo
Ela vai assumir a Secretaria de Informação e Saúde Digital
Lula, a governadores: É preciso acabar com ‘ofensas em shoppings e aeroportos’
Em discurso nesta sexta-feira, o presidente também defendeu o fim da 'judicialização da política'
Carregando..