'Que a gente se livre deste mal que é a fome', diz Jerônimo após ser empossado como governador

Jerônimo lembrou sua origem humilde e disse que é resultado de lutas, sonhos e projetos coletivos
Por: Brado Jornal 01.jan.2023 às 12h58
'Que a gente se livre deste mal que é a fome', diz Jerônimo após ser empossado como governador
Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, declarou em seu discurso de posse, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, na manhã deste domingo (1), que a prioridade central de seu governo será o combate à pobreza e à fome.

No discurso, Jerônimo lembrou sua origem humilde e disse que é resultado de lutas, sonhos e projetos coletivos.

“Trago no rosto os traços genuínos do povo brasileiro e, na alma, as marcas de séculos de história do nosso país - e ela nos conta que, em outros tempos, seria impensável que homens como eu, viessem algum dia a governar esse Estado”.


Além do combate à fome, Jerônimo declarou que enfrentamento ao desemprego será priorizado.

"É compromisso meu empregar a nossa energia para promover inclusão por meio de uma política objetiva de desenvolvimento social e econômico que gere trabalho e renda para o nosso povo”, afirmou.


O governador também afirmou que seu governo pretende combater todas as formas de preconceito e discriminação. Para Jerônimo, “é inaceitável que a sociedade ainda conviva com uma violência tão sistemática contra  mulheres, indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, os negros e todos os grupos sociais historicamente excluídos”.

"Esse tempo todo, estamos falando de reconhecimento e afirmação de direitos. Esse é o sentido que move cada ação nossa e isso está refletido na composição da nossa equipe de secretárias e secretários de Estado. Buscamos em nosso governo assegurar a presença de novos perfis políticos, muitos dos quais, filhos do interior da Bahia”, declarou.


Ao final do discurso, o governador convidou familiares para subirem à tribuna e ficarem a seu lado. Depois, Jerônimo se emocionou ao ser abraçado por Jaques Wagner, ex-governador do Estado.

Depois de empossado, Jerônimo passou as tropas em revista na área externa da Alba. Em seguida, fez um pronunciamento à imprensa em que reforçou seus compromissos de campanha.

"A nossa missão é combater a fome e garantir que não ela volte. E pra isso é importante acharmos formas definitivas, sustentáveis, o emprego, o trabalho e a renda será perseguido dia a dia pra que as pessoas possam ter a dignidade dinheiro no bolso, escolheu o que comer, o que comprar, o que vestir".


Além disso, o governador declarou que, encerrado o período eleitoral, o momento é de união e esperança.

"Essa vitória não é de Jerônimo, de Geraldo, nem de Otto. Essa vitória é da Bahia. Nossa mensagem é para o povo da Bahia: as eleições acabaram. Os palanques já foram desmontados".

"É importante a unidade para que a gente consiga realizar as ações de governo. A  missão de todos é proteger o povo brasileiro é garantir que a gente se livre deste mal que é a fome", concluiu.


A cerimônia de transmissão de cargo do ex-governador Rui Costa foi realizada em uma tenda montada no gramado próximo à Alba.

Ela foi marcada pela apresentação do Hino Nacional Brasileiro interpretado pela indígena Nívea Akuã Pataxó, acompanhada da camerata da Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (Orquestra Neojibá), projeto mantido pelo governo, por intermédio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.


Ainda neste domingo, o governador e o vice viajam para Brasília, para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

A comitiva permanece em Brasília até segunda-feira (2) para acompanhar a posse de Rui Costa como Ministro Chefe da Casa Civil e de Margareth Menezes no Ministério da Cultura.

Na manhã de terça-feira (3) serão empossados os secretários do novo governo da Bahia. Segundo Jerônimo, até o final da próxima semana já devem ser anunciadas as primeiras ações de governo, incluindo agenda dos primeiros 100 dias de governo.



Fonte: G1



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governador Jerônimo Rodrigues enfrenta protesto com ovos em Salvador
Incidente ocorreu durante entrega de moradias no Residencial Vitória da União
Rumble contesta decisão de Moraes na Justiça dos EUA
Plataforma reage a ordem do STF para bloquear conta de Constantino
ACM Neto critica violência no Baixo Sul e aponta falhas na segurança da Bahia
Ex-prefeito culpa gestão de Jerônimo Rodrigues por avanço do crime organizado
Câmara prioriza tarifas e rejeita pressão bolsonarista por anistia
Negociação comercial ganha destaque em meio a tensões com Trump
Mendonça assume relatoria de ação que busca suspender processo sobre golpe
Advogado de Filipe Martins questiona decisões de Moraes e alega cerceamento de defesa
Tarcísio busca diálogo com EUA após tarifas de Trump
Governador de São Paulo critica governo Lula e defende negociação com empresas
Carregando..