Ibaneis Rocha entrega celular à PF e busca apoio por volta ao cargo de governador do DF

Emedebista espera fazer um acordo com o STF por seu retorno assim que sua inocência for provada
Por: Brado Jornal 24.jan.2023 às 15h05
Ibaneis Rocha entrega celular à PF e busca apoio por volta ao cargo de governador do DF
Foto: Ueslei Marcelino

O advogado Cleber Lopes, defesa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entregou o celular do mandatário da capital federal à Polícia Federal na última segunda-feira, 23. Ele disse que o governador fez questão de que o telefone fosse periciado, já que não teria nada a esconder e seria o maior interessado na apuração dos fatos. Aliados de Rocha afirmam que a expectativa é de se fazer um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele possa retornar ao cargo assim que for provado que ele não teve envolvimento com a omissão das forças de segurança de Brasília no dia 8 de janeiro, quando houve atos de vandalismo que depredaram as sedes dos Três Poderes.

Na semana passada, os agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Ibaneis, no antigo escritório de advocacia dele e no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal. No entanto, como ele estava viajando, o aparelho celular não pôde ser confiscado na data. Dois computadores e documentos já estavam em posse dos agentes federais. As medidas foram autorizadas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, a partir de pedidos da Procuradoria-geral da República. O objetivo é buscar provas para instruir o inquérito que investiga condutas autoridades públicas que teriam se omitido na obrigação de impedir as invasões e a depredação das sedes dos Três Poderes. Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por um período de 90 dias. 

Na semana passada, Rocha ainda se apresentou voluntariamente na superintendência da PF e prestou depoimento. Segundo Ibaneis, ele não tinha conhecimento da periculosidade da manifestação do dia 8 de janeiro e que o plano de segurança elaborado para a manifestação sofreu atos de sabotagem das forças de segurança locais. Rocha acusou, inclusive, também no depoimento, policiais de terem agido com conivência e colaboração com os “manifestantes golpistas”, como foram chamados no documento encaminhado para o STF.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula exalta fé cristã em mensagem à Marcha para Jesus, mas ausência marca discurso
A declaração ocorre em um contexto de tentativa de reaproximação com evangélicos, que nos últimos anos se alinharam mais ao ex-presidente Jair Bolsonaro
Lula tenta reconquistar Nordeste com vídeo junino em meio a baixa popularidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou, nesta quinta-feira (19.jun.2025), um vídeo promocional no X voltado ao Nordeste, usando uma versão da música “Festa Junina”, de Dominguinhos, com o refrão adaptado: “Olha o Nordeste é muito bom, o Nordeste é bom demais”
Jerônimo enfrenta crise de imagem, rejeição ao PT cresce e greve de professores expõe racha político
A situação é complicada pela queda na popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal cabo eleitoral de Jerônimo em 2022
Quadrilhas de abigeato aterrorizam fazendeiros no Recôncavo baiano
No Recôncavo baiano, quadrilhas especializadas em furto de gado têm espalhado medo entre produtores rurais
Tribunal dos EUA cita Moraes por suposta censura, a pedido de Trump Media e Rumble
As empresas alegam que as decisões de Moraes configuram “tentativas de censura” e que a legislação dos EUA protege indivíduos em solo americano, incluindo dissidentes, contra ordens de juízes estrangeiros
Ex-assessor de Bolsonaro detido em batalhão militar
Câmara, réu no núcleo 2 da investigação, é apontado como integrante de grupo que planejou ações para manter Bolsonaro no poder ilegalmente em 2022
Carregando..