PGR pede arquivamento de denúncia contra políticos do MDB

O grupo é acusado de receber mais de R$ 850 milhões em propina
Por: Rebeca Costa 10.mar.2023 às 14h01
PGR pede arquivamento de denúncia contra políticos do MDB

Em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) opinou pela rejeição da denúncia da Lava Jato contra sete políticos do MDB, acusados de organização criminosa. Segundo a denúncia, oferecida pela própria PGR, em 2017, o grupo teria recebido R$ 864 milhões em propina, paga por fornecedores da Petrobras e sua subsidiária Transpetro.

São investigados os senadores Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA), os ex-senadores Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR), Valdir Raupp (RO), além do ex-presidente José Sarney e do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado.

Conforme a denúncia, o grupo obteve cargos na Petrobras e na Transpetro em troca do apoio dado ao governo Lula, entre 2004 e 2010. Agora, a PGR afirma, na manifestação enviada ao STF, assinada pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que não há elementos que justifiquem a abertura de uma ação penal contra os políticos.

Lindôra disse que o chamado pacote anticrime, que alterou dispositivos do Código Penal, do Código de Processo Penal e da Lei de Execuções Penais, impede que sejam recebidas denúncias apenas com base em delações premiadas. “A mera palavra do colaborador e os elementos de provas apresentados por eles não são suficientes para o recebimento da denúncia”, afirmou, no parecer.

Além disso, ela lembrou que outros acusados de envolvimento no chamado núcleo político da Lava Jato de outros partidos, como o PT e PP, já foram absolvidos na Justiça por fatos conexos e, portanto, deve haver isonomia.

Outros políticos do MDB que não tinham foro no STF também foram absolvidos sumariamente em decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump bloqueia plano de Israel contra líder iraniano Ali Khamenei
De acordo com fontes próximas ao governo, os EUA só considerarão medidas mais severas, como a proposta israelense, caso o Irã ataque ou cause mortes de americanos
Flávio Bolsonaro defende anistia que inclui Alexandre de Moraes; assista
O senador sugeriu que a anistia seria uma “saída honrosa” para todos, incluindo Moraes
Bruno Reis questiona viabilidade da ponte Salvador-Itaparica e critica promessas não cumpridas
O prefeito lembrou que a ponte, assim como outras promessas do grupo político que governa a Bahia há duas décadas, segue sem sair do papel
Jair Bolsonaro convoca manifestação na Paulista para 29 de junho: “Por liberdade e justiça”
Bolsonaro enfatizou a importância da mobilização, declarando que a luta é pela “democracia, liberdade e justiça”
Governo Lula avalia possibilidade de prisão domiciliar para Bolsonaro em caso de condenação
O caso do ex-deputado Nelson Meurer, condenado na Lava Jato e falecido em 2020 após ter pedidos de prisão domiciliar negados, é lembrado como um episódio delicado para o STF
Carla Zambelli busca impedir extradição na Itália com apoio de advogado renomado
Enquanto evita exposição pública, a defesa de Zambelli prepara recursos no Supremo Tribunal Federal (STF), como habeas corpus e revisão criminal
Carregando..