STF arquiva ação de vítimas da covid-19 contra Bolsonaro

Queixa-crime foi protocolada em abril do ano passado
Por: Brado Jornal 13.mar.2023 às 13h47
STF arquiva ação de vítimas da covid-19 contra Bolsonaro

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou uma queixa-crime da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, por supostos delitos praticados na condução das medidas contra a pandemia de covid-19. O julgamento no Plenário Virtual do STF foi encerrado à meia-noite de sexta-feira 10.

O relator, ministro Luís Roberto Barroso, entendeu que não havia justa causa para a medida, porque o titular da ação penal — o Ministério Público — já havia adotado as medidas para apurar eventuais irregularidades do ex-presidente. Além disso, a associação não preenchia os requisitos legais para ser autora da queixa-crime.

Na medida, ajuizada em abril de 2022, a entidade afirmou que Bolsonaro praticou vários crimes, incluindo perigo para a vida ou a saúde de outrem; subtração, ocultação ou inutilização de material de salvamento; epidemia com resultado morte, infração de medida sanitária preventiva; charlatanismo; incitação ao crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas e prevaricação.

O ministro Edson Fachin, que apresentou um voto de divergência, afirmou que com a saída de Bolsonaro do cargo, o STF não tem mais competência para julgar os casos relacionados a ele. “A necessidade de realização de diligências para apuração mais acurada acerca de eventual ausência de inércia pelo Ministério Público é medida incompatível com a excepcionalidade da prorrogação da competência deste Tribunal, e devem ser processadas no juízo competente”, escreveu.

Votou com Fachin a ministra Cármen Lúcia. Os outros oito ministros acompanharam Barroso. Com a decisão, a queixa-crime foi arquivada.

Em março, o ministro Dias Toffoli determinou a extinção de duas investigações contra Bolsonaro, abertas a partir de pedidos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula busca encontro com Cristina Kirchner em Buenos Aires
Segundo ele, a ex-presidente estava “serena” e “determinada” diante do cenário. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que a visita não está prevista na agenda oficial da comitiva brasileira
Ataque hacker a empresa de tecnologia financeira é investigado pela PF
O Banco Central confirmou o ataque e esclareceu que sua própria infraestrutura não foi comprometida
Trump sugere revisar subsídios e deportação de Elon Musk após críticas
Trump também mencionou o uso do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) para avaliar os subsídios concedidos às empresas de Musk, como SpaceX, Tesla e X (antigo Twitter), sugerindo que a revisão poderia gerar grande economia aos cofres públicos
Lula critica Motta por quebra de acordo em votação do IOF
O ministro da AGU, Jorge Messias, argumentou que a decisão do Congresso fere a separação de poderes
Coronel Oliveira, marido de Zambelli, deixa secretaria de Segurança em Caucaia
Paralelamente, Zambelli enfrenta um processo de cassação na Câmara dos Deputados
PT mobiliza influenciadores para reforçar narrativa sobre taxação BBB nas redes
O PT organiza uma ofensiva digital para fortalecer sua posição na disputa de narrativas sobre a taxação BBB, voltada a bilionários, bancos e bets, após a derrubada do decreto que aumentava o IOF
Carregando..