União Brasil não será base de Lula na Câmara, diz Elmar Nascimento

Líder do partido apontou que distribuição de cargos é insuficiente para conseguir votos
Por: Brado Jornal 18.mar.2023 às 09h29
União Brasil não será base de Lula na Câmara, diz Elmar Nascimento
O deputado baiano Elmar Nascimento é um dos mais influentes na Câmara - Foto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados

Líder do União Brasil na Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento afirmou que o governo Lula (PT) não contará com o apoio total do partido como aliado da base no Congresso Nacional. A avaliação do parlamentar é que a distribuição de cargos em ministérios e no segundo escação é insuficiente para conseguir a maioria dos votos da legenda. 


"[Por causa da] configuração do partido, não convém [entrar na base]. Imagine, eu dou uma declaração a vocês que sou base. Eu saio com 20 a 25 deputados me contestando. O que o governo vai ganhar com isso?", afirmou Elmar, em entrevista à Folha de S.Paulo.


O governo Lula cedeu três ministérios para o União Brasil: Daniela Carneiro (Turismo), Juscelino Filho (Comunicação) e Waldez Góes (Integração), o último licenciado do PDT. Além disso, cargos de segundo escalão também foram cedidos em estatais, como Codevasf, Dnocs e Sudene.


"Essa é a configuração do partido. É de conhecimento público, inclusive do governo, de que 90% do partido não tinham votado no Lula. Mas as urnas impuseram a ele ampliar o diálogo. Dois terços do partido topam conversar com o governo, e um terço não topa. Mas apoio de 60%, 70% do partido representa muito mais do que outros partidos que estavam na composição inicial, como PC do B, PSB", disse Elmar. 


O deputado ainda apontou que a quantidade de votos do União Brasil junto com o governo Lula irá depender da pauta debatida. "Tem pauta que vai ter todos os votos. Tem pauta que não vai ter nenhum", exemplificou. 


Entre muitas declarações acerca do que é necessário para o governo ter mais apoio na Câmara, Elmar Nascimento declarou que nunca pediu cargos para o União Brasil e que o partido não irá brigar por isso. Também cobrou maior "agilidade nas emendas" para "cumprir os compromissos e fazer fluir o Orçamento."


O deputado ainda disse ter se arrependido de ter o seu nome colocado como um dos cotados a receber ministério do governo federal. Ele ainda lembrou a sua atuação como opositor do PT na Bahia. "Eu reconheço que eu errei. E a questão de eu ser adversário do PT na Bahia é público e notório e não vai mudar por causa disso". 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro indicado por Bolsonaro assumirá presidência do TSE nas eleições de 2026
Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente da Corte Eleitoral, assumirá o comando do tribunal em maio de 2026 e coordenará o pleito presidencial do ano
Renan Santos é recebido com entusiasmo por apoiadores no Marco Zero e dá início à Agenda 2026 em Pernambuco
Centenas de apoiadores lotaram o icônico Marco Zero, no Bairro do Recife, para dar as boas-vindas ao líder ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), demonstrando energia e mobilização logo no pontapé inicial da visita.
China rebate Trump e pede que EUA não usem outros países como pretexto no Ártico
Pequim defende atividades na região e critica justificativas americanas para controle da Groenlândia
Bahia estreia no Baianão 2026 contra o Jequié na Arena Fonte Nova
Atual campeão baiano recebe o estreante da elite estadual neste domingo, às 16h, pela primeira rodada, com time mesclado de jovens e experientes sob o comando de Rogério Ceni
Carregando..