União Brasil não será base de Lula na Câmara, diz Elmar Nascimento

Líder do partido apontou que distribuição de cargos é insuficiente para conseguir votos
Por: Brado Jornal 18.mar.2023 às 09h29
União Brasil não será base de Lula na Câmara, diz Elmar Nascimento
O deputado baiano Elmar Nascimento é um dos mais influentes na Câmara - Foto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados

Líder do União Brasil na Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento afirmou que o governo Lula (PT) não contará com o apoio total do partido como aliado da base no Congresso Nacional. A avaliação do parlamentar é que a distribuição de cargos em ministérios e no segundo escação é insuficiente para conseguir a maioria dos votos da legenda. 


"[Por causa da] configuração do partido, não convém [entrar na base]. Imagine, eu dou uma declaração a vocês que sou base. Eu saio com 20 a 25 deputados me contestando. O que o governo vai ganhar com isso?", afirmou Elmar, em entrevista à Folha de S.Paulo.


O governo Lula cedeu três ministérios para o União Brasil: Daniela Carneiro (Turismo), Juscelino Filho (Comunicação) e Waldez Góes (Integração), o último licenciado do PDT. Além disso, cargos de segundo escalão também foram cedidos em estatais, como Codevasf, Dnocs e Sudene.


"Essa é a configuração do partido. É de conhecimento público, inclusive do governo, de que 90% do partido não tinham votado no Lula. Mas as urnas impuseram a ele ampliar o diálogo. Dois terços do partido topam conversar com o governo, e um terço não topa. Mas apoio de 60%, 70% do partido representa muito mais do que outros partidos que estavam na composição inicial, como PC do B, PSB", disse Elmar. 


O deputado ainda apontou que a quantidade de votos do União Brasil junto com o governo Lula irá depender da pauta debatida. "Tem pauta que vai ter todos os votos. Tem pauta que não vai ter nenhum", exemplificou. 


Entre muitas declarações acerca do que é necessário para o governo ter mais apoio na Câmara, Elmar Nascimento declarou que nunca pediu cargos para o União Brasil e que o partido não irá brigar por isso. Também cobrou maior "agilidade nas emendas" para "cumprir os compromissos e fazer fluir o Orçamento."


O deputado ainda disse ter se arrependido de ter o seu nome colocado como um dos cotados a receber ministério do governo federal. Ele ainda lembrou a sua atuação como opositor do PT na Bahia. "Eu reconheço que eu errei. E a questão de eu ser adversário do PT na Bahia é público e notório e não vai mudar por causa disso". 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Angelo Coronel avalia filiação a três partidos e garante que filhos o acompanharão
Político baiano analisa Republicanos, Podemos e PP; descarta União Brasil e destaca importância das nominatas para acomodar todo o grupo
Jair Bolsonaro internado na UTI por broncopneumonia bacteriana
Ex-presidente apresenta infecção pulmonar grave; quadro evoluiu rapidamente na madrugada e exige antibióticos intravenosos sem data prevista para alta
Família Coronel se prepara para filiar-se ao Republicanos na Bahia
Articulação inclui senador Angelo Coronel, filhos deputados e deputado Léo Prates para fortalecer legenda nas eleições proporcionais
Itamaraty cancela visto de assessor de Trump que tentaria visitar Bolsonaro
Governo brasileiro revoga autorização de entrada de Darren Beattie em retaliação a bloqueio de ministro da Saúde nos EUA; encontro na prisão foi vetado por Moraes
Partido Missão protocola pedido de cassação contra Erika Hilton
Ação alega quebra de decoro parlamentar por xingamentos a críticos após eleição para presidência da Comissão da Mulher
STF forma maioria para manter prisão de Daniel Vorcaro no caso Master
Segunda Turma do Supremo analisa medidas de Mendonça, incluindo detenção do banqueiro e de outros investigados; julgamento virtual segue até sexta-feira (20)
Carregando..