União Brasil não será base de Lula na Câmara, diz Elmar Nascimento

Líder do partido apontou que distribuição de cargos é insuficiente para conseguir votos
Por: Brado Jornal 18.mar.2023 às 09h29
União Brasil não será base de Lula na Câmara, diz Elmar Nascimento
O deputado baiano Elmar Nascimento é um dos mais influentes na Câmara - Foto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados

Líder do União Brasil na Câmara, o deputado baiano Elmar Nascimento afirmou que o governo Lula (PT) não contará com o apoio total do partido como aliado da base no Congresso Nacional. A avaliação do parlamentar é que a distribuição de cargos em ministérios e no segundo escação é insuficiente para conseguir a maioria dos votos da legenda. 


"[Por causa da] configuração do partido, não convém [entrar na base]. Imagine, eu dou uma declaração a vocês que sou base. Eu saio com 20 a 25 deputados me contestando. O que o governo vai ganhar com isso?", afirmou Elmar, em entrevista à Folha de S.Paulo.


O governo Lula cedeu três ministérios para o União Brasil: Daniela Carneiro (Turismo), Juscelino Filho (Comunicação) e Waldez Góes (Integração), o último licenciado do PDT. Além disso, cargos de segundo escalão também foram cedidos em estatais, como Codevasf, Dnocs e Sudene.


"Essa é a configuração do partido. É de conhecimento público, inclusive do governo, de que 90% do partido não tinham votado no Lula. Mas as urnas impuseram a ele ampliar o diálogo. Dois terços do partido topam conversar com o governo, e um terço não topa. Mas apoio de 60%, 70% do partido representa muito mais do que outros partidos que estavam na composição inicial, como PC do B, PSB", disse Elmar. 


O deputado ainda apontou que a quantidade de votos do União Brasil junto com o governo Lula irá depender da pauta debatida. "Tem pauta que vai ter todos os votos. Tem pauta que não vai ter nenhum", exemplificou. 


Entre muitas declarações acerca do que é necessário para o governo ter mais apoio na Câmara, Elmar Nascimento declarou que nunca pediu cargos para o União Brasil e que o partido não irá brigar por isso. Também cobrou maior "agilidade nas emendas" para "cumprir os compromissos e fazer fluir o Orçamento."


O deputado ainda disse ter se arrependido de ter o seu nome colocado como um dos cotados a receber ministério do governo federal. Ele ainda lembrou a sua atuação como opositor do PT na Bahia. "Eu reconheço que eu errei. E a questão de eu ser adversário do PT na Bahia é público e notório e não vai mudar por causa disso". 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo federal critica relatório e planeja nova proposta para jornada de 40 horas
Reunião define posição unificada contra manutenção da escala 6x1
Congresso prepara retaliação após Gilmar Mendes restringir impeachment de ministros do STF
Lideranças do Senado e da Câmara avaliam pacote de projetos para reafirmar prerrogativas do Legislativo diante de decisão vista como invasão de competência
Jogo entre Mirassol e Flamengo é adiantado para sábado após conquista do Brasileirão 2025
Decisão da CBF atende pedido dos clubes após conquista do eneacampeonato rubro-negro
CPMI do INSS acessa dados da PF que indicam ligação entre Lulinha e Careca do INSS
Entre os materiais repassados à CPMI está o depoimento prestado à PF em 29 de outubro por Edson Claro, antigo funcionário de Antunes.
Recuo de Alcolumbre no Senado veio após manobras políticas de Lula em defesa de Messias
Governo federal adia sabatina e ganha fôlego para articulação pela vaga no STF
Moraes rejeita pedido de Carlos Bolsonaro para ver o pai no dia do aniversário
Ministro do STF mantém regras rígidas de visitação na PF e veta exceção para domingo
Carregando..