Juiz absolve Eduardo Paes de acusação baseada em delação da Odebrecht

Prefeito do Rio teria recebido R$ 650 mil via caixa dois
Por: Brado Jornal 25.mai.2023 às 16h22
Juiz absolve Eduardo Paes de acusação baseada em delação da Odebrecht

O juiz eleitoral Rudi Baldi Loewenkron, da 229ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, absolveu o prefeito do Rio, Eduardo Paes, da acusação de crime de caixa dois. Em decisão proferida no último dia 16, o magistrado entendeu que não havia provas da doação de R$ 650 mil pela construtora Odebrecht para a campanha de Paes.

A única prova — a delação de executivos da Odebrecht, durante a Operação Lava Jato, amparada nas planilhas produzidas pelo departamento de propinas da empreiteira — é insuficiente para sustentar a condenação, sentenciou o juiz. Ainda mais quando houve laudos atestando que as planilhas foram manipuladas antes de chegar ao MPF.

O Ministério Público Eleitoral citou os registros dos sistemas My Web Day-D e Drousys — as planilhas da Odebrecht —, em que aparecia a doação não registrada a Eduardo Paes, mas não teve sucesso “em franquear à defesa os arquivos originais referentes aos sistemas acima mencionados”, escreveu o juiz. “Houve diversas barreiras e falta de precisão em apontar o órgão ou a autoridade que estariam guarnecendo tais sistemas.”

Com isso, o próprio MPE pediu “a extinção da ação penal com consequente absolvição por ausência de prova”. Para absolver Eduardo Paes, o juiz citou, também, a decisão do ex-ministro Lewandowski, aposentado em abril, que “declarou a ilicitude dos elementos de prova obtidos a partir do acordo de leniência acima mencionado, bem como de todos os demais que dele decorreram”. 

Meses antes de se aposentar, Lewandowski anulou pelo menos cinco investigações contra o presidente Lula e investigados na Lava Jato, ao considerar ilícitas as provas obtidas a partir do acordo de leniência da Odebrecht.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro sinaliza aproximação com MDB na Agrishow
Senador pré-candidato à Presidência destaca proximidade com legendas de centro e elogia quadros do partido em evento do agronegócio
Rui Costa elogia aposta de Lula no agronegócio e compara com governo anterior
Ex-governador destaca volume de recursos e defende diálogo com setor durante lançamento de feira na Bahia
TSE decide que presos provisórios poderão votar nas eleições de 2026
Corte eleitoral aplica princípio da anualidade e impede aplicação imediata de trecho da Lei Antifacção
Trabalhador morre durante montagem de palco para show de Shakira em Copacabana
Serralheiro de 28 anos sofreu esmagamento de membros inferiores e não resistiu aos ferimentos
Cole Allen vai a audiência após invasão em jantar de Trump
Engenheiro de 31 anos, formado pela Caltech, é acusado de porte de armas e agressão a agente do Serviço Secreto após tentar invadir evento com o presidente.
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados no segundo turno, aponta pesquisa Nexus
Levantamento do BTG Pactual indica leve vantagem do petista, que lidera na maioria dos cenários de primeiro turno
Carregando..