Em 5 meses, Lula supera Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero

Atual presidente prefere aeronave para se deslocar em Brasília
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 15h51
Em 5 meses, Lula supera Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero

Em cinco meses de governo, o presidente Lula usou helicópteros para se deslocar em Brasília 24 vezes. O número supera a soma de vezes que Jair Bolsonaro e Michel Temer utilizaram o veículo. Bolsonaro, em quatro anos, usou o helicóptero 11 vezes, e Temer, dez vezes. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 7, pela CNN Brasil.

Segundo a emissora, os dados, obtidos pela Lei de Acesso à Informação, mostram que a aeronave foi utilizada, nas 24 vezes, para Lula se deslocar do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, até a Base Aérea de Brasília, de onde partiu para viagens nacionais e internacionais.

O trajeto é de 21 quilômetros e, de carro, pode ser feito em cerca de 20 minutos, em carro comum, já considerando o tráfego. Entretanto, o comboio da presidência o faz em menos tempo, segundo especialista ouvido pela CNN, já que agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar costumam acompanhar o trajeto.

De helicóptero, o trajeto leva cerca de 5 minutos, mas o custo é bem maior. Segundo a CNN, uma fonte da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República informou que a escolha pelo veículo a ser usado é do presidente, que toma a decisão com base em recomendações da equipe de inteligência.

Temer e Bolsonaro preferiam o comboio terrestre para o transporte até a Base Aérea de Brasília, ao contrário de Lula e Dilma Rousseff. Os dados obtidos pela CNN, a partir de 2014, mostram que, no segundo mandato de Dilma, que durou de 2015 a maio de 2016, ela utilizou o helicóptero para trajetos dentro da capital federal em 141 oportunidades. Assim como Lula, ela costumava lançar mão da aeronave para fazer o deslocamento entre o Palácio da Alvorada e a Base Aérea de Brasília.

Dilma chegou a utilizar helicóptero do Palácio da Alvorada para a Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência, distante cerca de 18 quilômetros, informou a CNN.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP do TCU pede investigação sobre a megalicitação de Lula
A revelação levou dois deputados a pedirem explicações ao ministro-chefe Paulo Pimenta
Roberto Jefferson tem condição de receber alta médica, diz hospital
Ex-deputado federal está preso desde outubro de 2022
Governo Lula nomeia substituto do primo de Lira para Incra
Ex-comandante de ONG ocupará posto em Alagoas após exoneração na semana passada que agravou irritação de presidente da Câmara
Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria
Presidente da Câmara fez publicação no X depois de ser chamado de “excrementíssimo” pelo youtuber
PGR quer que Filipe Martins autorize EUA a divulgarem dados de viagens
Paulo Gonet defendeu também que Moraes acione o Ministério da Justiça
Carregando..