Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes

Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou
Por: Brado Jornal 01.jul.2025 às 07h20
Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes
(Felipe Cotrim/VEJA.com)

O ministro da Defesa, José Múcio, revelou ao Metrópoles a grave situação financeira das Forças Armadas no governo Lula, destacando a falta de recursos para combustível e manutenção de equipamentos, incluindo caças da Aeronáutica. “Nós precisamos de combustível e de dinheiro para manutenção de equipamentos que foram comprados com erário público. Nós temos caças parados, aviões de combates parados”, afirmou Múcio. A declaração veio após a divulgação de que a primeira-dama Janja e o ministro do STF Alexandre de Moraes utilizaram um jato da FAB, solicitado por Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, para viajar a São Paulo.

Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou. Ministros do STF, que enfrentam ameaças constantes, também têm direito a usar aeronaves oficiais.

Múcio defendeu a necessidade de um orçamento estável para as Forças Armadas, propondo a “PEC da Previsibilidade”, que garantiria 2% do PIB para o setor, a exemplo de nações da Otan. “A gente precisa despolitizar a relação. As Forças Armadas são do Estado brasileiro. A gente precisa ter uma Defesa digna, do jeito que o Brasil merece”, disse. Ele alertou que o Brasil está atrasado na priorização militar, especialmente em um contexto global de aumento de conflitos armados, e busca apoio no Congresso para aprovar a medida que tornaria o orçamento da Defesa uma política de Estado.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro lidera votação parcial no exterior; Lula vence em países da Ásia e Oceania
Boletins de urna do segundo turno apontam vantagem de Flávio Bolsonaro na soma parcial dos votos divulgados; Lula venceu na Nova Zelândia, na China, na Austrália e na Coreia do Sul.
Anulação do 2º turno possível, diz professor
Fernando Neisser, da FGV, aponta desigualdade entre seções após extensão de horário do STF
Vitória do 13
O resultado das urnas confirma a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República.
Operação do transporte público no 2º turno motiva ordem de prisão e acionamento do TSE na Bahia
Retenção da frota de ônibus em Salvador leva a decisão judicial contra secretário municipal e pedido de extensão do horário de votação em três municípios baianos
Semob atribui falta de ônibus em Salvador a impasse por adesivos eleitorais; frota é liberada após reclamações
Passageiros enfrentaram longas esperas e coletivos lotados neste domingo (25), dia do segundo turno presidencial; secretaria afirma que operação foi normalizada após diálogo com representantes sindicais.
Celina Leão é reeleita governadora do Distrito Federal
Governadora do PP vence Leandro Grass no segundo turno e permanecerá à frente do Governo do DF pelos próximos quatro anos.
Carregando..