Líbia: 2,5 mil mortes confirmadas e 10 mil estão desaparecidos

'Corpos estão por toda parte', afirma ministro
Por: Brado Jornal 12.set.2023 às 10h14
Líbia: 2,5 mil mortes confirmadas e 10 mil estão desaparecidos

Mil corpos foram recuperados na cidade de Derna, no leste da Líbia, informou nesta terça-feira um ministro do governo local.

“O número de corpos recuperados em Derna é superior a 1.000. Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade desapareceu. Muitos, muitos edifícios desabaram (...) Os corpos estão por toda parte - na água, nos vales, sob os edifícios", disse Hichem Chkiouat, ministro da Aviação Civil e também integrante do Comitê de Emergência criado após as enchentes.

Chkiouat afirmou ainda que o número de mortos pode passar de 2,5 mil, à medida que o número de desaparecidos aumenta.

Um representante da Crescente Vermelha, equivalente à Cruz Vermelha nos países de maioria islâmica, afirmou que cerca de 10 mil pessoas estão desaparecidas.

Derna é uma cidade localizada no leste do país e tem cerca de 125 mil habitantes. Ela teve suas ruas tomadas pelas águas, casas inundadas, edifícios destruídos, carros virados e moradores arrastados pela força das águas que também destruíram duas barragens.

A tempestade mediterrânea Daniel que atingiu a Líbia no domingo (10) também afetou as cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj.

Antes de chegar ao norte da África, a tempestade Daniel levou estragos à Grécia, Turquia e Bulgária. Agora, a tormenta perdeu força e chegou ao Egito, onde autoridades estão em alerta.

A Líbia pediu ajuda internacional para se recuperar da tragédia. Países como os Estados Unidos e a Turquia enviaram aviões com suprimentos para o país africano.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump anuncia tarifa global de 10% após derrota na Suprema Corte
Presidente assina decreto com base na Seção 122 e promete alternativas mais fortes para manter política comercial; corte considerou uso anterior de lei de emergência ilegal
O Ministério Público Federal defende criação restrita de CPI do MST na Assembleia da Bahia
Parecer favorável parcial segue para análise no STJ após negativa do TJ-BA
O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói já era esperado por aliados de Lula
Governo petista via dificuldades para escola estreante no Grupo Especial
Jaques Wagner anuncia chapa governista e acelera definição adiada por Jerônimo
Senador confirma composição majoritária para 2026 e revela que decisão foi antecipada após pressão interna e externa; nomes seguem mantidos em sigilo por mais alguns dias
Ditinho confirma pré-candidatura a deputado federal e minimiza atrito com Duda Sanches
Empresário diz não guardar rancor e deseja sucesso ao vereador após declarações polêmicas
Vice de Tarcísio investigado por suspeita de lavagem em Andorra
Felício Ramuth e esposa prestam depoimento sobre US$ 1,6 milhão em conta bloqueada; político afirma origem lícita e declarações fiscais no Brasil
Carregando..