Marina admite descontrole no governo Lula do desmatamento no Cerrado: "já destrambelhou de novo"

A supressão da vegetação nativa atingiu o maior patamar desde o início da série histórica anual do Deter
Por: Brado Jornal 15.set.2023 às 16h32
Marina admite descontrole no governo Lula do desmatamento no Cerrado:

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reconheceu nesta quarta-feira as dificuldades do governo para controlar e reduzir os índices de desmatamento do Cerrado. Dois meses após registro recorde de devastação no bioma, a integrante do primeiro escalão do governo Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não haverá "maquiagem" dos dados. Segundo ela, a situação, depois de duas décadas de estabilidade e até mesmo queda nos índices, "já destrambelhou de novo". 

No final de julho, a supressão da vegetação nativa atingiu o maior patamar desde o início da série histórica anual do Deter — vinculado ao Inpe —, iniciada em 2019. 

A avaliação de Marina foi dada à Câmara dos Deputados, onde participou do lançamento da consulta pública para discutir o novo Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado (PPCerrado). O plano é uma das estratégias da gestão atual para cumprir a meta de desmatamento zero até 2030 e reedita fórmula usada na segunda gestão Lula, quando o PPCerrado foi criado, em 2010. 

"Não queremos nenhum tipo de maquiagem com relação aos problemas, fazer política pública com base em evidência é ter coragem de mostrar os dados. A gente identificou uma possível equilibrada, mas parece que a coisa já destrambelhou de novo e aí é uma ação entre os governos federal, estadual e municipal", declarou a ministra aos parlamentares. 

Para alcançar o objetivo, o trabalho terá que ser intenso no Cerrado. Em um ano, a área derrubada no bioma foi de 6.359 km², total aproximadamente cinco vezes maior que o município do Rio de Janeiro. Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia estão no topo do ranking, região chamada Matopiba. É a fronteira agrícola. 

Um dos problemas apontados pelo ministério é que o Código Florestal possui legislação mais permissiva com o desmatamento no Cerrado para atividades agropecuárias. Na parte do bioma que não está inserida em estados da Amazônia Legal, a reserva legal obrigatória é de 35% da área. Nas demais regiões, esse limite cai para 20%. Em contrapartida, na Amazônia, a área que pode ser desmatada com autorização é de 20%.

Além disso, a ministra afirmou que as responsabilidades precisam ser divididas com os estados, uma vez que eles emitem as autorizações para desmatar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Chegada de Angelo Coronel reforça projeto de ACM Neto na oposição baiana
Deputado Júnior Nascimento destaca união e confiança crescente entre lideranças contra o governo atual
Nikolas Ferreira convoca ato na Paulista contra Lula, Moraes e Toffoli
Manifestação nacional “Acorda Brasil” marcada para 1º de março pede afastamento definitivo dos ministros do STF e impeachment do presidente; convocação ocorre em meio a críticas ao Judiciário e escândalos recentes
Homem baleado durante briga em bloco no circuito Osmar em Salvador
Vítima de 31 anos atingida na perna esquerda na abertura do Carnaval; suspeito disparou em meio a confusão generalizada e fugiu; polícia investiga sem prisões até agora
André Mendonça cancela ida a congresso na Espanha por presença de advogado de Vorcaro
Ministro desistiu após assumir relatoria do caso Banco Master; evento na Universidade de Salamanca contaria com Igor Tamasauskas, defensor do ex-banqueiro investigado; Fux também se retira
Jerônimo Rodrigues trata reunião com bispos da Universal como cortesia recíproca
Governador descarta pauta eleitoral e menciona parcerias institucionais e futura sanção de lei gospel
Carregando..