CPMI adia depoimento de Braga Netto para ouvir ex-assessor de Bolsonaro

O depoimento com o general deve ser remarcado para 5 de outubro, mas ainda não foi confirmado
Por: Brado Jornal 18.set.2023 às 14h35
CPMI adia depoimento de Braga Netto para ouvir ex-assessor de Bolsonaro

A CPMI do 8 de Janeiro decidiu adiar o depoimento do general Braga Netto, que estava marcado para essa terça-feira (19), após um pedido da relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O novo depoente será Osmar Crivelatti, ex-assessor da Presidência da República e atual integrante da equipe do ex-presidente Jair Bolsonaro. O depoimento com o general deve ser remarcado para 5 de outubro, mas ainda não foi confirmado.

O novo depoente, Osmar Crivelatti foi coordenador administrativo da Ajudância de Ordens da Presidência da República e era subordinado ao tenente-coronel Mauro Cid. Para a relatora Eliziane Gama, uma das autoras do requerimento da oitiva (REQ 1.432/2023), é importante ouvir o ex-auxiliar para buscar esclarecer os fatos preparatórios dos atos do dia 8 de janeiro.

“Osmar é uma pessoa muito ligada a Mauro Cid e esse depoimento é interessante agora porque vem na sequência do general Dutra que deixou diversas lacunas após sua oitiva na comissão. Quando Bolsonaro perdeu a eleição, o militar foi aos Estados Unidos preparar a chegada do ex-presidente. Essenciais seus esclarecimentos para nossas investigações", afirmou a senadora, por meio de uma nota.

Entre os temas que devem ser abordados pelos membros da CPMI, está o fato de o nome do tenente estar ligado a Mauro Cid no caso das investigações da Polícia Federal sobre a participação no processo de retirada de presentes recebidos de autoridades oficiais estrangeiras pelo ex-presidente e que estariam no gabinete-adjunto de Documentação Histórica do Palácio do Planalto.

Em relação ao depoimento com Braga Netto, os parlamentares da CPMI devem questioná-lo sobre o suposto envolvimento de militares em ações contra o sistema eleitoral. Ele também deve ser questionado sobre a operação da Polícia Federal, realizada na última semana, que apura irregularidades em contratos do Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro, que era chefiado pelo general, em 2018.


Fonte: Gazeta do Povo


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Wagner diz que ACM Neto voltou a agir com arrogância e ironiza promessa de Bruno Reis
Senador comenta resultado das eleições e cita frente de 139 mil votos em Salvador
Além do coque, bombeiras baianas poderão usar tranças e rabos de cavalo
Nova regra do Corpo de Bombeiros autoriza diferentes penteados desde outubro, com foco em segurança e saúde
Líder do PSOL lança candidatura à presidência da Câmara de Salvador
Hamilton Assis anuncia disputa e defende Legislativo antirracista e mais próximo do povo
Allan dos Santos critica ausência de empresários no último CPAC na Flórida; evento foi em propriedade de Trump, mas presidente também não estava presente
Dos Santos é conhecido, mesmo no meio da direita brasileira, por previsões que não se confirmaram e por falta de credibilidade, sendo frequentemente chamado de “mendigo pix” por pedidos constantes de doações
Tarcísio ganha espaço na direita após derrota de Flávio e passa a ser visto como principal alternativa para 2030
Governador de São Paulo amplia interlocução com empresários, lideranças políticas e Centrão; no PT, Haddad aparece entre os nomes mais cotados para suceder Lula, mas partido ainda não tem herdeiro definido
INSS muda regras do auxílio sem perícia
Segurados que tiverem o benefício negado poderão solicitar reanálise em até 10 dias e apresentar novos documentos. Após duas negativas consecutivas, os pedidos serão encaminhados para exame médico-pericial
Carregando..