Bancada ruralista apresenta PEC do marco temporal

O texto foi protocolado um dia depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF)
Por: Brado Jornal 22.set.2023 às 16h15 - Atualizado: 22.set.2023 às 16h15
Bancada ruralista apresenta PEC do marco temporal

A bancada ruralista protocolou nesta sexta-feira (22) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para definir a tese do marco temporal. O texto foi protocolado um dia depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a tese do marco temporal das terras indígenas.


“Ao definir um marco temporal, respeitamos a necessidade de proteger os direitos históricos das comunidades indígenas, ao mesmo tempo em que consideramos a importância de garantir a estabilidade das relações sociais, econômicas e territoriais em nosso país”, diz a justificativa da PEC.


Os ruralistas hoje são: 309 deputados e 50 senadores. Para ser aprovada, a PEC precisa ser discutida e votada em dois turnos, em cada Casa do Congresso. Na Câmara e no Senado são necessários três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).


A proposta é mais uma reação da bancada ruralista contra a decisão do STF. Atualmente, um projeto de lei na mesma linha também está em tramitação no Congresso Nacional. O texto, que também estabelece que a demarcação dos territórios indígenas deveria respeitar a área ocupada pelos povos até a promulgação da Constituição Federal, em outubro de 1988, já passou pela Câmara, mas ainda não foi analisado pelo Senado.


Nesta semana, defensores da matéria tentaram avançar com o projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, mas a discussão acabou sendo adiada depois de uma manobra de senadores da base governista. Uma eventual aprovação do projeto representaria uma derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é contrário a tese do marco temporal.


Após a decisão do STF, o líder da bancada ruralista no Congresso, Pedro Lupion (PP-PR), anunciou que o grupo irá agir para obstruir todas as votações da Câmara e do Senado.


“Se for necessário obstruir trabalhos na Câmara dos Deputados, se for necessário obstruir trabalhos no Senado, se for necessário, nas últimas consequências nós vamos para garantir o direito à propriedade e os direitos dos produtores rurais do Brasil”, declarou o líder ruralista.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
José Carlos Aleluia defende redução da maioridade penal e cobra debate sobre segurança na Bahia
Pré-candidato ao governo pelo Novo critica modelo atual que facilita recrutamento de adolescentes pelo crime e cita avanços em países vizinhos; ex-deputado cobra prioridade para o tema no Congresso
Sheila Lemos se coloca à disposição como vice de ACM Neto em 2026
Prefeita de Vitória da Conquista diz que aceita convite do pré-candidato a governador e aponta março como prazo para definição da chapa
Ditinho confirma pré-candidatura a deputado federal e minimiza atrito com Duda Sanches
Empresário diz não guardar rancor e deseja sucesso ao vereador após declarações polêmicas
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Temporal provoca queda de árvore, alagamentos e falta de luz em Vitória da Conquista
Chuva intensa da tarde de quinta-feira causa transtornos na cidade e afeta comércio local
O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói já era esperado por aliados de Lula
Governo petista via dificuldades para escola estreante no Grupo Especial
Carregando..