'Não vão me ver de andador', diz Lula sobre cirurgia no quadril

O petista passará por uma cirurgia chamada artroplastia total do quadril
Por: Brado Jornal 26.set.2023 às 11h13
'Não vão me ver de andador', diz Lula sobre cirurgia no quadril

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (26), estar otimista sobre a cirurgia que fará no quadril, na próxima sexta-feira (29). “Vocês não vão me ver de andador, não vão me ver de muleta. Vão me ver sempre bonito, como se eu não tivesse sido operado”, prometeu o mandatário.

O petista passará por uma cirurgia chamada artroplastia total do quadril, do lado direito, com anestesia geral. Na prática, ela consiste na substituição da articulação lesionada por uma prótese. O procedimento será feito no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

Lula retomou, nesta terça-feira (26), a transmissão semanal do governo, Conversa com o Presidente, na companhia dos ministros Nísia Trindade, da Saúde, e Camilo Santana, da Educação. Os dois foram convidados para falar sobre os programas que serão lançados no Palácio do Planalto, logo mais.

Na transmissão, o petista frisou que convive com a dor há bastante tempo. “A verdade é que eu estou com essa dor desde agosto do ano passado. Desde o processo da campanha, você não sabe a dor que eu sentia. Mas eu pensava que precisava animar as pessoas”, desabafou.

Na época da campanha às eleições, o petista viralizou nas redes sociais com um vídeo em que aparece dando vários pulos em cima de um trio elétrico, acompanhado do então candidato, e agora ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Clique aqui para ver.

“Depois, eu queria operar depois das eleições. Eu falei: ‘Bom, se eu operar agora, vão dizer o Lula está velho, ganhou as eleições e já está internado’. Eu resolvi recuperar o Brasil, politicamente, internamente, depois recuperar o Brasil na geopolítica internacional”, declarou o mandatário, que fez uma série de viagens oficiais no início do governo.


Recuperação de Lula

O petista explicou que, após a cirurgia, só voltará a viajar no fim de novembro, na 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. Ele passará pela Alemanha na volta da viagem.

“Até lá, eu vou ficar aqui em Brasília, não vou poder pegar avião, vou trabalhar normalmente”, detalhou.

“Significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta, vão me ver sempre bonito como se eu não tivesse sido operado. Mas eu vou ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento é fundamental. Eu vou me cuidar com muito carinho”.

O mandatário lembrou ainda que durante conversa com a imprensa, nessa segunda (25), explicou que o medo que tem sobre a cirurgia é a questão da anestesia. “Eu sempre tive medo de tomar anestesia […] Mas agora eu vou tomar anestesia geral. Tenho que ter muito cuidado com a recuperação, porque eu tenho um compromisso com vocês”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo Lula libera R$ 474,5 milhões em emendas, com Alcolumbre recebendo maior fatia
Na última semana, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou a liberação de emendas parlamentares, mas ainda enfrentou reveses no Congresso
Ato na Paulista expõe divisões entre bolsonaristas e ausência de aliados
A manifestação promovida por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, no último domingo (29.jun.2025), revelou tensões internas no bolsonarismo, com aliados do ex-presidente, inelegível até 2030, buscando responsáveis pelo público reduzido e apontando falhas na organização do evento
Moraes nega pedido de Bolsonaro e critica tentativa de atrasar processo
Moraes, em sua decisão, foi enfático ao descartar manobras para retardar o andamento do processo
Lula confirma presença no desfile de 2 de Julho em Salvador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, pelo quarto ano consecutivo, das celebrações dos 202 anos da Independência da Bahia, em Salvador, no dia 2 de julho
Elon Musk sugere novo partido político e critica projeto de lei nos EUA
Elon Musk, fundador da Tesla, voltou a atacar o projeto de lei de gastos apresentado na segunda-feira (30.jun.2026) e propôs, por meio da rede social X, a formação de um novo partido político nos Estados Unidos
Acordo entre Trump e Bukele compromete combate à gangue MS-13
Durante seu primeiro mandato, Trump criou a Força-Tarefa Vulcan, liderada por John J. Durham, para combater a MS-13, uma gangue classificada pela Casa Branca como organização terrorista
Carregando..