Em discurso de posse, Barroso fala em aumentar diálogo entre Poderes

Ministro tomou posse na presidência da Corte nesta quinta-feira (28)
Por: Brado Jornal 28.set.2023 às 18h23
Em discurso de posse, Barroso fala em aumentar diálogo entre Poderes

O ministro Roberto Barroso tomou posse nesta quinta-feira (28) na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) para um mandato de 2 anos. Ele assume o lugar deixado pela ministra Rosa Weber, que deixa a presidência um ano mais cedo em razão da sua aposentadoria compulsória na Corte. A magistrada completa 75 anos na segunda-feira (2).  

Ao lado dos chefes dos Poderes Legislativo e Executivo, Barroso afirmou que pretende intensificar o diálogo do STF entre Poderes e com a sociedade. Ele rebateu ainda as críticas feitas às decisões da Corte e afirmou que nenhum tribunal no mundo decide sobre tantas “questões divisivas na sociedade”. 

“Não se trata de ativismo, mas de desenho institucional. Nenhum tribunal no mundo decide tantas questões divisivas da sociedade. Contrariar interesses e visões de mundo é parte inerente do nosso papel”, declarou. 

“Nós sempre estaremos expostos às críticas e à insatisfação e isso faz parte da vida democrática. Por isso mesmo, a virtude de um tribunal jamais poderá ser medida em pesquisa de opinião. Nada obstante, é imperativo que o tribunal haja com contenção e em diálogo com os outros Poderes e com a sociedade, como sempre procuramos fazer e pretendo intensificar. Na democracia não há poderes hegemônicos. Convivemos em harmonia”

O ministro agradeceu a indicação à Corte feita pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013. Afirmou que sua indicação foi realizada da maneira “mais republicana possível”. Segundo ele, a ex-presidente “não pediu, não insinuou e não cobrou”.

Ele homenageou o ex-ministro do Supremo Sepúlveda Pertence, que morreu em julho deste ano, e a ministra Rosa Weber. Disse que vai suceder a magistrada, porque substituí-la “é impossível”. Ele relembrou quando Rosa liderou a reconstrução do STF depois do 8 de Janeiro. 

“Por onde passou deixou a marca da sua capacidade e uma legião de admiradores. […] Eu a reverencio pelos imensos serviços prestados ao Brasil”, declarou. A cerimônia de posse teve início por volta das 16h na sede do Supremo, em Brasília.

Além dos outros ministros que compõem a Corte, também estão presentes no evento os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

A cantora Maria Bethânia foi convidada para interpretar o hino nacional no início da solenidade. Barroso também assumirá a presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Seu vice no comando do STF será o ministro Edson Fachin, que se diz “honrado” em assumir a posição ao lado de Barroso e “está a postos” para a “missão” que o cargo o reserva.

Os outros ministros da Corte recebem a chegada de Barroso na presidência do Supremo com elogios ao magistrado e dizem esperar um mandato exitoso. Leia mais comentários feitos pelos magistrados aqui.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Malafaia critica direita e Moraes em protesto na Paulista
Malafaia também questionou a condução de Moraes no caso do 8 de Janeiro, chamando as prisões ordenadas pelo ministro de “cortina de fumaça” para proteger a delação de Mauro Cid. Ele classificou como “farsa” a investigação sobre a suposta Abin paralela, sugerindo que a delação é mantida para sustentar o processo
Sóstenes defende Bolsonaro como principal aposta do PL para 2026
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou na segunda-feira (30.jun.2025), durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura
Leila reforça confiança em Abel após empate do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes
Após o empate em 2 a 2 contra o Inter Miami na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, teve uma conversa reservada com o técnico Abel Ferreira
Acordo entre Trump e Bukele compromete combate à gangue MS-13
Durante seu primeiro mandato, Trump criou a Força-Tarefa Vulcan, liderada por John J. Durham, para combater a MS-13, uma gangue classificada pela Casa Branca como organização terrorista
Ato na Paulista expõe divisões entre bolsonaristas e ausência de aliados
A manifestação promovida por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, no último domingo (29.jun.2025), revelou tensões internas no bolsonarismo, com aliados do ex-presidente, inelegível até 2030, buscando responsáveis pelo público reduzido e apontando falhas na organização do evento
Lula rebate críticas da Economist sobre influência global e popularidade
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma carta para responder às acusações da revista britânica The Economist, que apontou uma suposta perda de relevância internacional do Brasil e crescente impopularidade do petista no país
Carregando..