Em discurso de posse, Barroso fala em aumentar diálogo entre Poderes

Ministro tomou posse na presidência da Corte nesta quinta-feira (28)
Por: Brado Jornal 28.set.2023 às 18h23
Em discurso de posse, Barroso fala em aumentar diálogo entre Poderes

O ministro Roberto Barroso tomou posse nesta quinta-feira (28) na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) para um mandato de 2 anos. Ele assume o lugar deixado pela ministra Rosa Weber, que deixa a presidência um ano mais cedo em razão da sua aposentadoria compulsória na Corte. A magistrada completa 75 anos na segunda-feira (2).  

Ao lado dos chefes dos Poderes Legislativo e Executivo, Barroso afirmou que pretende intensificar o diálogo do STF entre Poderes e com a sociedade. Ele rebateu ainda as críticas feitas às decisões da Corte e afirmou que nenhum tribunal no mundo decide sobre tantas “questões divisivas na sociedade”. 

“Não se trata de ativismo, mas de desenho institucional. Nenhum tribunal no mundo decide tantas questões divisivas da sociedade. Contrariar interesses e visões de mundo é parte inerente do nosso papel”, declarou. 

“Nós sempre estaremos expostos às críticas e à insatisfação e isso faz parte da vida democrática. Por isso mesmo, a virtude de um tribunal jamais poderá ser medida em pesquisa de opinião. Nada obstante, é imperativo que o tribunal haja com contenção e em diálogo com os outros Poderes e com a sociedade, como sempre procuramos fazer e pretendo intensificar. Na democracia não há poderes hegemônicos. Convivemos em harmonia”

O ministro agradeceu a indicação à Corte feita pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013. Afirmou que sua indicação foi realizada da maneira “mais republicana possível”. Segundo ele, a ex-presidente “não pediu, não insinuou e não cobrou”.

Ele homenageou o ex-ministro do Supremo Sepúlveda Pertence, que morreu em julho deste ano, e a ministra Rosa Weber. Disse que vai suceder a magistrada, porque substituí-la “é impossível”. Ele relembrou quando Rosa liderou a reconstrução do STF depois do 8 de Janeiro. 

“Por onde passou deixou a marca da sua capacidade e uma legião de admiradores. […] Eu a reverencio pelos imensos serviços prestados ao Brasil”, declarou. A cerimônia de posse teve início por volta das 16h na sede do Supremo, em Brasília.

Além dos outros ministros que compõem a Corte, também estão presentes no evento os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). 

A cantora Maria Bethânia foi convidada para interpretar o hino nacional no início da solenidade. Barroso também assumirá a presidência do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Seu vice no comando do STF será o ministro Edson Fachin, que se diz “honrado” em assumir a posição ao lado de Barroso e “está a postos” para a “missão” que o cargo o reserva.

Os outros ministros da Corte recebem a chegada de Barroso na presidência do Supremo com elogios ao magistrado e dizem esperar um mandato exitoso. Leia mais comentários feitos pelos magistrados aqui.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro desiste de depor na CPMI do INSS e negocia ida à CAE do Senado
Banqueiro dono do Banco Master alega clima ruim e receio de constrangimento; aliados dizem que ele evita ser tratado como preso em deslocamento forçado pela PF
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
Ditinho confirma pré-candidatura a deputado federal e minimiza atrito com Duda Sanches
Empresário diz não guardar rancor e deseja sucesso ao vereador após declarações polêmicas
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
Carregando..