Lira defende separação entre Poderes em evento sobre a Constituição

Em entrevista, presidente da Câmara afirmou que as invasões do 8 de Janeiro foram tentativa de “vilipendiar” a democracia
Por: Brado Jornal 04.out.2023 às 13h06
Lira defende separação entre Poderes em evento sobre a Constituição

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira (4) ser “importante” que os Poderes públicos se contenham dentro de seus limites constitucionais. De sua parte, afirmou que a Câmara “cultiva e respeita” suas funções delimitadas na Carta Magna. Deu a declaração em evento sobre os 35 anos da Constituição de 1988 realizado na Casa.

“[A Constituição] estabelece as balizas que delimitam o campo de ação de cada um dos Poderes do Estado e é importante sempre que nós saibamos nos conter, cada Poder desta nação nos seus limites constitucionais. Eu tenho absoluta certeza de que o Parlamento brasileiro os obedece, os cultiva e os respeita”, disse.

Lira afirmou que a Carta Magna é o “triunfo” da democracia. “Não podemos transigir jamais com autoritarismos e com ameaças à soberania popular”, disse.

Em entrevista depois do evento, Lira destacou que a Constituição “delimita claramente quais são as atribuições” de cada Poder.

“Eu penso sempre que o equilíbrio entre os Poderes é a melhor maneira de viver em harmonia, e é o que se prega: independência com harmonia. Eu posso falar só pela Câmara, não posso falar pelos outros Poderes, e com a Câmara eu posso afirmar que ela sempre se conteve dentro dos seus limites constitucionais e assim permanecerá”, afirmou.

O presidente da Câmara também comentou sobre o movimento de obstrução de deputado da oposição em resposta à atuação recente do Supremo Tribunal Federal quanto ao julgamento do marco temporal e a análise da descriminalização do aborto.

“Eu penso que, originalmente, essa obstrução não tem nada a ver com o Parlamento e nem com a pauta. São questões que estão em discussão no Poder Judiciário que muitos parlamentares não concordam, mas é do processo legislativo e a gente tem que respeitar”, disse.

No evento, Lira também afirmou que as invasões do 8 de Janeiro foram uma tentativa de “vilipendiar” a democracia. “Foi sob a guia da Constituição que refutamos veementemente a tentativa daqueles que invadiram este prédio no último 8 de janeiro, com o intuito de vilipendiar a nossa democracia.”

Lira participou da abertura do seminário sobre o aniversário da Constituição. O Congresso realiza uma série de eventos ao longo da semana em homenagem à data sob a coordenação da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que é a segunda secretária da mesa diretora da Câmara.

O evento desta quarta-feira teve a participação de congressistas constituintes, entre eles os deputados Aécio Neves (PSDB-MG), Benedita da Silva (PT-RJ) e Lídice da Mata (PSB-BA).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Carregando..