Presidente do PP diz que apoiará eventual indicação de Dino ao STF

Ciro afirma que votará a favor de “qualquer nome que cumprir os requisitos” para a vaga na Corte
Por: Brado Jornal 06.out.2023 às 16h10 - Atualizado: 06.out.2023 às 15h46
Presidente do PP diz que apoiará eventual indicação de Dino ao STF

O senador Ciro Nogueira, presidente do PP (Partido Progressistas) e ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que votará a favor de uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta sexta-feira (6), o congressista disse que é direito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar quem ele desejar para a Suprema Corte.

“Eu não discuto nomes, é um direito do presidente escolher. Eu gostaria muito que o Lula não indicasse ninguém. Preferia que o Bolsonaro estivesse indicando. Mas, como ele foi eleito, foi a população que deu esse direito a ele. […] Não tem porque eu não votar a favor de um nome, seja qualquer nome, se ele cumprir o requisito. É um direito do presidente”, declarou o senador.

Ciro ainda falou sobre a indicação de André Fufuca (PP-MA), seu correligionário, ao Ministério de Esportes. Segundo o presidente da legenda, a entrada do deputado federal na Esplanada não transforma o PP em base de apoio nem significa qualquer movimento de aproximação particular com Lula.

“Eu ficarei os quatro anos na oposição, sem conversar com o presidente Lula. Tenho todo respeito e carinho pelo Lula e sei que ele tem por mim. Eu não vou conversar. Posso conversar no dia seguinte que ele sair da Presidência”, disse.

Para o senador, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deveria diminuir o “ímpeto de ajudar tanto o governo“. Ciro avalia que Lula está “completamente dependente” do líder da Câmara, mas que Lira precisa ser menos voluntarioso.

“Olha, eu não gostaria que isso ocorresse [a aproximação de Lula e Lira], mas o Lira transcende o meu partido. Ele foi eleito praticamente por todos os deputados, tanto de situação como de oposição, e eu tenho de respeitar isso. Mas eu acho que ele deveria deixar esse ímpeto de ajudar tanto o governo. Acho que ele deveria ajudar nos projetos de interesse do país. Ele é muito voluntarioso, correto. Ele gosta do presidente Lula”, declarou o senador.

Ciro também comentou a delação premiada do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid. Disse que a Lava-Jato já deixou claro que o mecanismo não ajuda nas investigações e que nunca tratou sobre qualquer trama golpista com o ex-presidente da República.

“A delação do Cid não tem a menor credibilidade. Delação de pessoa presa […] Chegar para uma pessoa e dizer: ‘Olha, você só vai sair daqui se falar alguma coisa’. Meu amigo, ele fala do Saci-pererê à Carochinha, porque é a única forma de ele sair da cadeia”, disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O rebaixamento da Acadêmicos de Niterói já era esperado por aliados de Lula
Governo petista via dificuldades para escola estreante no Grupo Especial
O Ministério Público Federal defende criação restrita de CPI do MST na Assembleia da Bahia
Parecer favorável parcial segue para análise no STJ após negativa do TJ-BA
Ex-presidente Yoon Suk Yeol recebe prisão perpétua por insurreição na Coreia do Sul
Tribunal considerou o ex-líder culpado de liderar tentativa de golpe via lei marcial em 2024; promotoria pedia pena de morte, mas país não executa ninguém desde 1997
Moraes determina intimação do presidente da Unafisco para depor após críticas ao STF
Kleber Cabral deve comparecer à PF nesta sexta-feira às 15h para esclarecer declarações à imprensa, incluindo entrevista à CNN Brasil, sobre operação contra auditores da Receita
Barragem de Baraúnas atinge 90% de conclusão após 14 anos de promessas PTistas em Seabra
Obra estratégica na Chapada Diamantina, iniciada há mais de uma década sob gestões petistas, deve ser entregue em junho de 2026 e beneficiará 65 mil pessoas em cinco municípios
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Carregando..