Deputado aciona PGR contra Dino por “crime de responsabilidade”

Paulo Bilynskyj (PL-SP) quer que o ministro da Justiça seja penalizado por faltar à audiência na Câmara dos Deputados
Por: Brado Jornal 11.out.2023 às 12h38
Deputado aciona PGR contra Dino por “crime de responsabilidade”

O deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) protocolou na quarta-feira (11) uma representação na Procuradoria-Geral da República contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, por ter faltado a uma audiência na Câmara. 

Na reunião em questão, Dino foi alvo de 19 requerimentos para dar esclarecimentos sobre diversos assuntos. Em ofício enviado aos deputados, o ministro justificou sua ausência afirmando ter “providências administrativas inadiáveis” relacionadas a uma operação policial.

Bilynskyj afirma que, ao faltar à audiência, Dino incorreu em crime de responsabilidade. Na representação, o deputado menciona o seguinte dispositivo da Lei Federal 1.079/50:

“São crimes de responsabilidade dos ministros de Estado: a falta de comparecimento sem justificação, perante a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal, ou qualquer das suas comissões, quando uma ou outra casa do Congresso os convocar para pessoalmente, prestarem informações acerca de assunto previamente determinado”.

Flávio Dino era esperado para uma reunião na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Além de justificar sua ausência alegando “providências administrativas inadiáveis, o ministro sugeriu a realização de uma comissão geral em plenário, já que é alvo de vários requerimentos de convites e de convocação.

O presidente da comissão, deputado Sanderson (PL-RS), afirmou que a reunião com Dino foi “convocada cumprindo todos os dispositivos legais, constitucionais e regimentais”. Ele afirmou que a ausência do ministro é uma “irresponsabilidade”. 

A mensagem do ministro justificando sua ausência foi lida pelo deputado em reunião do colegiado. Segundo ele, o ofício foi recebido às 9h27. A audiência estava marcada para 9h. Sanderson também disse que a agenda de Dino para a quarta-feira não tem compromissos oficiais previstos.

Em 11 de abril, Dino já foi ouvido na Comissão de Segurança Pública. Na ocasião, a audiência foi encerrada antecipadamente depois de bate-bocas e discussões entre deputados tumultuarem a reunião.

Dino tem sido alvo frequente de pedidos de deputados da oposição. O ministro também está previsto para comparecer a uma reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no dia 25 de outubro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Defesa de Bolsonaro planeja embargos infringentes e laudos para evitar prisão em regime fechado
Equipe jurídica acelera preparativos para cumprimento de pena em casa ou no Exército, visando evitar detenção antes das festas de fim de ano
Ex-primeira-ministra de Bangladesh é condenada à morte por crimes contra a humanidade
Sheikh Hasina é julgada à revelia e governo interino exige extradição da Índia após repressão letal a protestos estudantis
Primeira turma do STF rejeita embargos de Bolsonaro e aliados na ação da tentativa de golpe
Decisão unânime no plenário virtual pavimenta caminho para acórdão e possíveis novos apelos das defesas
Semana decisiva da COP30 em Belém: avanços na preservação florestal, polêmicas sobre minerais e a marcha que mobilizou milhares
Atualizações do oitavo dia revelam compromissos iniciais da Alemanha com o TFFF e críticas à presença recorde de lobistas fósseis, enquanto indígenas lideram protestos por inclusão
Carregando..