Política Exclusivo

"Bolsonaro Argentino" Javier Milei Pode Ganhar as Eleições na Argentina no Primeiro Turno, apontam pesquisas

Javier Milei candidato Liberal de direita conhecido como o "Bolsonaro Argentino" tem grandes chances de vencer a disputa contra a esquerda ainda no primeiro turno que ocorre neste domingo, dia 22
Por: Brado da Redação 21.out.2023 às 19h53

O candidato à presidência da Argentina Javier Milei, que ficou conhecido como "Bolsonaro Argentino" tem grandes chances de fazer um feito histórico e ganhar as eleições na "Primeira volta" no primeiro turno das eleições que serão realizadas neste domingo 22, a previsão foi confirmada após a última rodada de pesquisas que apontaram o candidato Liberal de Direita na liderança em grande parte dos institutos eleitorais.

Três candidatos disputam os votos dos argentinos com chances reais de vitória, Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, lidera o pleito e logo atrás dele está Sergio Massa, ministro da Economia e candidato do governo de Alberto Fernández de Esquerda e ligado ao peronismo, em terceiro lugar está Patricia Bullrich, do Juntos pela Mudança, apadrinhada do ex-presidente Maurício Macri de Centro-Direita.

Milei que surpreendeu até os institutos de pesquisa mais confiáveis ganhou as prévias com 30% dos votos e a última pesquisa já sobre o primeiro turno, realizada pela SCI Data e divulgada nesta sexta 20, Miliei está em primeiro lugar absoluto com 43.2% das intensões seguido de Sergio Massa com 27.8% e Patricia Bullrich 24.0%.

Diferente do Brasil que o presidente da República é eleito com 50% mais 1% dos votos válidos, na Argentina há dois cenários possíveis para a vitória no primeiro turno: quando o candidato obtém 45% dos votos ou caso o presidenciável obtenha 40% dos votos somado a uma diferença de 10 pontos percentuais do segundo colocado. Isso quer dizer que se as pesquisas estiverem corretas e Milei obter 40% dos votos e o candidato da Esquerda Sergio Massa obter apenas 30%, Milei será eleito presidente da argentina já no primeiro turno.

Ainda que a disputa vá para segundo turno, a tendência é que grande parte do eleitorado da terceira colocada vote no Milei o que aumenta ainda mais suas chances de ser o novo presidente da Argentina.

Os Marqueteiros do PT estão trabalhando para o candidato governista Sergio Massa, na Argentina e reforçaram os ataques a Javier Milei na reta final da campanha usando a mesma estratégia que foi usada na campanha contra Bolsonaro. 

Mas Milei não está sozinho, O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também viajou para Argentina e irá acompanhar e ajudar o candidato da direita nas eleições, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também está acompanhado dos colegas Rodrigo Valadares (União-SE) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), além deles um grupo de 69 deputados assinou uma carta pública de apoio ao candidato considerado pela imprensa como "utra-direita" Javier Milei.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também enviou uma mensagem de apoio ao candidato de direita nesta terça-feira (17), O material foi publicado nas redes sociais do argentino.

“Olá, Javier Milei. Feliz em receber seu livro. Nós, realmente, sabemos o que é melhor para os nossos países. Não podemos continuar com a esquerda. É um apelo que eu faço a todos os argentinos: vamos mudar, e mudar para valer, com Milei. Compromisso meu, hein?! Vou para a tua posse”, disse Bolsonaro.



Fonte: BradoJornal



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Júnior Friboi afirma que governo Trump absorveu visões enviesadas a respeito do Brasil
Irmão do empresário, Joesley, dialogou com o líder republicano antes de gestos positivos em direção a Lula; polarização interna e ambições políticas teriam afetado laços entre nações
Fábricas ilegais de armas em São Paulo e Minas Gerais fornecem fuzis ao Comando Vermelho no Rio de Janeiro
Esquema de produção industrial de fuzis falsos é desmantelado pela PF em operação que revela rede de suprimentos para facções criminosas
Partidos de esquerda solicitam apuração no Supremo sobre ação letal na capital fluminense
Legendas políticas denunciam abusos em operação que resultou em 121 óbitos e questionam o equilíbrio entre baixas e material bélico confiscado pela PM
Trump afirma que o tempo de Maduro à frente da Venezuela está no fim
Entrevista à CBS revela tensões militares nos EUA e declarações ambíguas sobre o futuro do líder venezuelano
Cláudio Castro defende classificação do Comando Vermelho como terrorista
Governador fluminense destaca exemplos de Argentina e Paraguai na luta contra facções criminosas transnacionais
Justiça apura contratações diretas da Prefeitura de Santo Estêvão em festas juninas
Prefeito Tiago da Central enfrenta inquérito civil e denúncias na Câmara Municipal
Carregando..