Não é prioridade recriar Ministério da Segurança Pública, diz Dino

Ele afirmou que o governo avalia o uso das Forças Armadas de forma “subsidiária” para o apoio no Rio de Janeiro
Por: Brado Jornal 25.out.2023 às 16h19
Não é prioridade recriar Ministério da Segurança Pública, diz Dino
Foto: Gilson Texeira

O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino disse nesta quarta-feira (25) que a recriação do Ministério da Segurança Pública “não é prioridade no momento”. Declarou, entretanto, que ainda não conversou sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo cogita criar o novo ministério, que hoje está vinculado ao da Justiça.

“Este debate tem décadas. O Ministério da Justiça tem 201 anos. Nesses 201 anos, em 200 anos ele foi integrado e em 1 ano houve essa separação. Minha posição técnica é bastante conhecida. O presidente Lula não tocou nesse assunto ainda. Imagino que ele pense nisto. Outros especialistas defendem, mas, na minha ótica, não é prioridade no momento”, disse Dino em entrevista a jornalistas.

Dino deu a declaração na chegada ao Congresso Nacional. O ministro participa nesta quarta-feira de audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Ele veio à Casa Baixa atendendo a um convite depois de faltar duas a convocações, de presença obrigatória, da Comissão de Segurança Pública.

A recriação do ministério deve ser discutida por Lula em reunião com Dino e José Múcio (Defesa). Caso decida criar o novo órgão, Lula ficaria com 39 ministérios na Esplanada. Empataria com o recorde de Dilma Rousseff, no segundo mandato.

Sobre a situação da segurança pública no Rio de Janeiro, Dino afirmou que o governo debate intensificar as ações federais no Rio de Janeiro, mas descartou uma intervenção.

“Nós não vamos substituir o Estado porque isso seria inconstitucional […] O nosso caminho nesse momento é fazer a coordenação federativa, ou seja, implementar aquilo que está na lei, o Sistema Único de Segurança Pública, em que o Estado exerce suas atribuições com a suas policiais e o governo federal auxilia”, disse.

O ministro também afirmou que o governo avalia o uso das Forças Armadas de forma “subsidiária” para o apoio no Rio de Janeiro. “É um modelo que está sob a mesa [de discussão]”, declarou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto denuncia autoritarismo do PT contra policiais e imprensa
Pré-candidato ao governo da Bahia critica perseguição política a agentes de segurança e assédio a jornalistas
Coronel defende mudança e ironiza chapa do PT: “Deveriam renunciar coletivamente”
Senador baiano critica governo Jerônimo e diz que situação do PT na Bahia é insustentável
Coronel alerta Rui Costa para não subestimar a oposição na Bahia
Senador Angelo Coronel rebate com firmeza as críticas feitas pelo ex-ministro Rui Costa, que classificou a chapa oposicionista liderada por ACM Neto como a mais fraca já enfrentada, e defende a união de diferentes correntes políticas para mudar o rumo da Bahia
Liderança indígena Narubia Werreira chama Flávio Bolsonaro de “miliciano” ao deixar a Câmara dos Deputados
O episódio ocorreu enquanto o senador e pré-candidato à Presidência da República deixava o Congresso Nacional.
Confirmada a pré-candidatura de Cinthya Marabá (PL) a deputada estadual
Ex-secretária de Cidadania de Luís Eduardo Magalhães e primeira-dama do município tem candidatura confirmada em reunião com Flávio Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e João Roma.
Bruno Reis critica filiação de deputado ligado a facção pelo partido do governo
Prefeito de Salvador desabafa e diz que PT age com “poder a qualquer custo”
Carregando..