Bolsonaro diz que “minoria” do PL se vendeu ao apoiar tributária

Ex-presidente afirma que congressistas do partido que apoiaram a proposta serão expurgados “lá na frente”
Por: Brado Jornal 18.nov.2023 às 18h01
Bolsonaro diz que “minoria” do PL se vendeu ao apoiar tributária

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (18.nov.2023) uma minoria de integrantes do Partido Liberal se vendeu ao apoiar a proposta da reforma tributária em análise no Congresso. Ele declarou que “lá na frente” esses políticos seriam expurgados da sigla.

“Desde o 1º momento, o nosso partido assumiu uma posição. Que pena uma minoria ter se vendido. Se Jesus tinha 12, um traiu. Nós temos 99, uns 10 vão trair também. Mas, a gente lá frente vamos expurgando essas pessoas”, disse em evento do PL Mulher em Porto Alegre (RS).

Na Câmara, 20 deputados do PL votaram a favor do texto. O partido é oposição ao governo e elegeu a bancada da Casa com 99 deputados. No Senado, apenas 1 voto da sigla foi favorável, o de Eduardo Gomes (PL-TO), ex-líder do Governo no Congresso na gestão de Bolsonaro. Outros 10 senadores votaram não.

A reforma foi aprovada no Senado no dia 8 de novembro e retornou para a análise dos deputados, que ainda precisam deliberar sobre as mudanças feitas pelos senadores.

Bolsonaro articulou com aliados a rejeição da proposta no Senado e fez inclusive visita surpresa ao Congresso no dia em que o texto foi votado.

Nas redes sociais, o ex-presidente fez uma série de críticas ao texto. Ele foi chamado de o “principal derrotado” com a aprovação da reforma pelo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

Em julho, a votação da reforma tributária foi o pivô de uma discussão interna do PL, que expôs a divisão de uma ala minoritária da sigla e mais pragmática.

O desentendimento interno motivou a divulgação de uma carta do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, que minimizou as divergências ao afirmar ser “natural” haver diferenças de pensamento “em algumas pautas específicas”.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendem que a reforma seja promulgada até o fim do ano. Para isso, congressistas cogitam que o texto seja aprovado de forma fatiada, com a supressão de trechos, que devem se analisados depois.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Primo de Nikolas Ferreira é preso por tráfico, e deputado defende punição
O parlamentar classificou tentativas de associá-lo ao caso como uma “manobra frustrada” para prejudicar sua imagem
Lula apoia Moraes e questiona críticas dos EUA à Justiça brasileira
A tensão com os EUA ganhou força após uma carta do Departamento de Justiça americano, que informou que ordens judiciais brasileiras, como as emitidas por Moraes, não têm validade em território norte-americano sem reconhecimento prévio
Alckmin exalta Lula como aliado de luta em congresso do PSB
Durante o discurso, Alckmin celebrou os avanços do governo, como a recuperação de políticas de vacinação, a redução do desmatamento e a preparação para a COP30, que ocorrerá em Belém (PA) no final do ano
Tensão entre Negromonte Jr. e Jerônimo esquenta por vaga no TCM
“É melhor esperar e não receber do que prometer e não cumprir”, publicou o parlamentar, em um tom que sugere insatisfação.
Trump e Xi Jinping planejam diálogo sobre tarifas comerciais, segundo Casa Branca
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, devem realizar uma conversa por telefone nos próximos dias, conforme anunciado pela Casa Branca na segunda-feira (2.jun.2025)
Jerônimo Rodrigues e Geraldo Júnior sapateiam na cara do povo baiano
Governador e vice publicaram vídeo dançando forró nas redes sociais enquanto a Bahia segue liderando os rankings de violência, pobreza e analfabetismo
Carregando..