Associação dos Magistrados manifesta apoio a Dino no STF

AMB afirma que o ministro da Justiça tem reputação íntegra e notório saber jurídico “necessários para o desempenho da função”
Por: Brado Jornal 06.dez.2023 às 17h11 - Atualizado: 06.dez.2023 às 15h47
Associação dos Magistrados manifesta apoio a Dino no STF

A Associação dos Magistrados Brasileiros se manifestou na terça-feira (5) em apoio à indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga em aberto no Supremo Tribunal Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou Dino como escolhido para ocupar a cadeira de Rosa Weber. que se aposentou no final de setembro.

“Além da experiência de ministro da Justiça e Segurança Pública, ex-governador e ex-parlamentar, o indicado dispõe da reputação ilibada e do notório saber jurídico necessários para o desempenho da função”, disse a instituição em nota. A AMB afirmou esperar que Flávio Dino “dê continuidade no STF a uma trajetória marcada pela dedicação ao bem público e pela excelência dos serviços prestados aos cidadãos”.

O ministro agradeceu à instituição pelo apoio em seu perfil no X (ex-Twitter) nesta quarta-feira (6). O nome de Dino ainda precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Se aprovado pelo colegiado, segue para o plenário da Casa Alta, onde precisará do apoio de pelo menos 41 senadores.

Segundo o presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), as sabatinas de Dino e do indicado à Procuradoria Geral da República, o procurador-geral eleitoral interino Paulo Gustavo Gonet Branco, serão realizadas em 13 de dezembro.

Natural de São Luís (MA), Dino poderá ficar na Corte até 30 de abril de 2043, quando completará 75 anos e terá de se aposentar compulsoriamente. Ou seja, pode atuar na Corte pelos próximos 20 anos.


Leia a íntegra da nota da AMB:

“A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) manifesta apoio à indicação de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Além da experiência de ministro da Justiça e Segurança Pública, ex-governador e ex-parlamentar, o indicado dispõe da reputação ilibada e do notório saber jurídico necessários para o desempenho da função.”

“Flávio Dino também passou pela magistratura federal, tendo sido presidente de entidade representativa e secretário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – o que o gabarita como conhecedor da realidade do Poder Judiciário.”

“A AMB espera que o indicado, uma vez aprovado pelo Senado Federal, dê continuidade no STF a uma trajetória marcada pela dedicação ao bem público e pela excelência dos serviços prestados aos cidadãos.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro confirma presença em manifestações convocadas por Nikolas Ferreira
Senador do PL é o segundo presidenciável a garantir participação nos atos previstos para 1º de março
PF investiga servidores suspeitos de acessar ilegalmente dados fiscais de familiares de ministros do STF
Quatro funcionários da Receita e Serpro tiveram buscas cumpridas em SP, RJ e BA; medidas incluem tornozeleira eletrônica e afastamento imediato
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Marco Rubio mantém diálogos reservados com neto de Raúl Castro sobre Cuba
Secretário de Estado dos EUA discute futuro da ilha em contatos discretos, segundo Axios; governo nega negociações formais
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Carlos Bolsonaro posta foto ao lado de Caroline de Toni durante impasse pela vaga ao Senado em Santa Catarina
Publicação surge após impasse da deputada no PL e apoio público de Michelle Bolsonaro; disputa interna envolve acordo com PP e possível chapa pura do partido
Carregando..