“Me disponho a pausa humanitária com Arthur Lira”, diz Renan Calheiros

Senador disse que quem está contra a CPI da Braskem protege interesses da Odebrecht, controladora da empresa
Por: Brado Jornal 11.dez.2023 às 15h53
“Me disponho a pausa humanitária com Arthur Lira”, diz Renan Calheiros

O senador Renan. Calheiros (MDB-AL, foto) se disse disposto a “uma pausa humanitária” com o adversário Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, para instalar a CPI da Braskem. Ele falou durante entrevista à CNN Brasil.

“Eu mesmo me disponho a propor uma pausa humanitária com o deputado Arthur Lira, para que nós, juntos, defendamos os interesses do estado de Alagoas, evidentemente que contra a Braskem. Agora, evidentemente isso não vai acontecer se o deputado continuar a defender os interesses da Braskem, da Odebrecht”, disse o senador, referindo-se ao nome antigo da Novonor. 

O emedebista chegou a agendar a instalação da comissão para as 15h de terça-feira, 12, mas não cabe mais a ele apontar a data. O senador Otto Alencar (BA) foi indicado pelo PSD para compor a comissão e se tornou, assim, o membro mais velho do colegiado.  Cabe a ele, portanto, definir sobre a instalação.

Apesar de ter dito que está disposto a uma trégua com Lira, que é aliado do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), o JHC, Renan impôs uma condição cheia de indiretas.

Ele disse que tomará a iniciativa de propor a pausa desde que Lira “demonstre que está do lado do povo de Alagoas, contra o acordo que a Prefeitura de Maceió fez, que deu quitação plena, definitiva, à Braskem; que entregou o terreno dos bairros afundados, 14% do território de Alagoas, para a Brakem usar no mercado imobiliário, e deu o monitoramento da fiscalização da área afetada para a Braskem; um acordo pró-Braskem e contra o povo de Alagoas”.

“Não tenho a menor dúvida de que quem está contra a CPI está em função da necessidade de proteger os interesses da controladora da Brakem, que é a Odebrecht. E quem defende que se transfira a responsabilidade para o governo federal ao invés de cobrar o que a Braskem está devendo aos alagoanos de igual modo está defendendo os interesses da controladora da Braskem, que é a Odebrecht”, completou o senador.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governador Jerônimo Rodrigues aborda audiência pública sobre nova concessão das BRs 116 e 324
Jerônimo mencionou que, na semana passada, conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, solicitando sua presença na Bahia para uma reunião detalhando os próximos passos da concessão
Lula elogia decisão de Marina Silva de deixar comissão no Senado após discussão
Durante uma audiência pública na terça-feira (27.mai), Marina Silva e o senador Marcos Rogério, presidente da comissão, protagonizaram um embate
Bruno Reis destaca maior reajuste do Brasil e pede retorno de professores às aulas
Durante o pronunciamento, Bruno Reis destacou as dificuldades financeiras enfrentadas tanto pela população quanto pela prefeitura, citando o aumento de preços de itens como ovos e laranjas
PT solicita cassação de Eduardo Bolsonaro por quebra de decoro
O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou, na segunda-feira (27.mai.2025), uma denúncia ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
ACM Neto critica governo Lula e defende oposição em 2026
“Não faz sentido mantermos cargos no governo se nosso objetivo é construir uma alternativa oposta ao PT”, afirmou ACM Neto
Lula nomeia Carlos Brandão para o STJ e mantém vaga em aberto
As vagas no STJ foram abertas com as aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães
Carregando..