Espero que Dino seja um “comunista do bem” no STF, diz Lula

Para o presidente, “ministro da Suprema Corte não tem que ficar dando entrevista”; ministro fica na Justiça até 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 20.dez.2023 às 15h44
Espero que Dino seja um “comunista do bem” no STF, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (20) esperar que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, seja um “comunista do bem” quando integrar o Supremo Tribunal Federal. Durante reunião ministerial, o petista afirmou que Dino segue no ministério até 8 de janeiro.

“Segundo a extrema-direita, [Dino] foi o primeiro comunista a assumir a Suprema Corte e eu espero que seja um comunista do bem, que tenha amor, carinho e, sobretudo, que seja justo, porque ali não pode prevalecer apenas a visão ideológica ali. Meu caro Flávio Dino, com a sua competência só tem uma coisa que você não pode trair: é o teu compromisso com o povo brasileiro e com a verdade”, disse Lula.

Também em 8 de janeiro, Lula pretende realizar um ato, com a presença da cúpula dos Três Poderes, para lembrar o episódio em que manifestantes invadiram e depredaram as sedes do Legislativo, Executivo e Judiciário.

Lula disse ainda que um integrante do STF dever ter uma postura mais discreta e que Dino dará “orgulho” ao país. “Um ministro da Suprema Corte não tem que ficar dando entrevista, palpite sobre os votos. Ele fala no auto dos processos e é isso que interessa para quem recorre à Suprema Corte”, afirmou.


Ministro comunista

Em 14 de dezembro, Lula comemorou que o STF terá pela 1ª vez um “ministro comunista”. Aprovado para a Corte, Flávio Dino foi filiado ao Partido Comunista do Brasil por 15 anos e atualmente está no Partido Socialista Brasileiro. 

O rótulo de “comunista” foi usado pela oposição como forma de crítica à Dino desde sua indicação. No início de dezembro, por exemplo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o novo ministro é apaixonado por Lenin e Stalin.

Indicado por Lula para vaga no STF, Dino foi sabatinado em 13 de dezembro no Senado e obteve 47 votos favoráveis e 31 contrários à sua indicação. Durante a sabatina, que durou 10 horas e 2 minutos, ele evitou falar de processos envolvendo Bolsonaro e falou de temas como descriminalização do aborto, fake news, tensão entre Poderes e urnas eletrônicas.

A posse dele no STF está prevista para 22 de fevereiro. O secretário-executivo do Ministério da Justica, Ricardo Cappelli, ficará provisoriamente no comando do ministério até que o novo titular seja indicado pelo presidente. Dentre os cotados para o posto estão o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima e Silva, o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Há também um apoio de alas do PT para que o coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, assuma o posto.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Acadêmicos de Niterói é rebaixada após estreia com enredo em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Agremiação terminou em último lugar no Grupo Especial com 264,2 pontos e volta à Série Ouro em 2027; Viradouro conquista o título
Bebê de um mês é encontrado abandonado durante o Carnaval em Salvador
Criança foi deixada sozinha após briga dos pais em situação de rua; casal ferido recebeu atendimento médico
PF investiga servidores suspeitos de acessar ilegalmente dados fiscais de familiares de ministros do STF
Quatro funcionários da Receita e Serpro tiveram buscas cumpridas em SP, RJ e BA; medidas incluem tornozeleira eletrônica e afastamento imediato
Trump intensifica preparativos contra Irã
Negociações nucleares avançam, mas mobilização militar dos EUA sugere possível confronto armado
Carregando..