Donato chora após agressão de petista: “Fui humilhado e tenho medo”

Deputado levou um tapa no rosto de Washington Quaquá (PT-RJ)
Por: Brado Jornal 21.dez.2023 às 09h04
Donato chora após agressão de petista: “Fui humilhado e tenho medo”

O deputado Messias Donato (Republicanos-ES) chorou ao falar sobre a agressão sofrida na sessão de promulgação da Proposta de Emenda à Constituição da reforma tributária no Congresso Nacional nesta quarta-feira (20). Ele levou um tapa no rosto do também deputado e vice-presidente do PT, Washington Quaquá (RJ). 

“Confesso que não conhecia esse deputado e nunca tinha ouvido falar. Eu respeito e tenho amigos, pessoas que a gente convive e diverge aqui no parlamento nas questões de ideias. Deputados que estão e que são de esquerda, mas que são pessoas decentes. Mas ao mesmo tempo, hoje, eu me senti, assim, muito humilhado”, declarou. 

O congressista disse ter colocado a mão esquerda em frente ao celular de Washington Quaquá, pedindo para que o petista parasse de falar palavras “de baixo calão”. 

“Foi quando fui surpreendido com um tapa na face direita. Lado no qual, inclusive, eu fiz uma cirurgia com meu cirurgião-dentista”, afirmou. 

Donato falou que, quando tomava as providências cabíveis diante do caso, leu a declaração do vice-presidente do PT sobre o episódio: “Bati mesmo e se eu puder, bato de novo”. Nesse momento, o deputado começou a chorar na tribuna da Câmara dos Deputados. 

“Essa Casa não serve para isso. Não é um ringue. A discussão, a briga, é no campo de ideias, cada um fica nas trincheiras que defende. Eu não tenho culpa se eu defendo a vida, a família e os valores cristãos”, declarou, com a voz embargada.

O deputado também afirmou ter “medo” de Washington Quaquá. “Não sei de onde esse deputado pode vir novamente, mas também confesso que estou muito abalado psicologicamente. Agora, voltando para casa, eu não sei”, disse. 

“Só peço uma coisa aos brasileiros e às pessoas de bem, que independente daquilo que você defende, o comportamento desse indivíduo, que não posso chamar de parlamentar, não pode ser copiado desse Congresso para as ruas do Brasil”, declarou.

Messias Donato foi abraçado por colegas da Casa Baixa durante o discurso. Parte dos presentes no plenário também o aplaudiram. 


Entre os deputados que consolaram Donato estiveram:

  • Adriana Ventura (Novo-SP);
  • Silvia Waiãpi (PL-AP);
  • Marcos Pollon (PL-MS);
  • Luciano Zucco (Republicanos-RS);
  • Bibo Nunes (PL-RS);
  • André Fernandes (PL-CE); e 
  • Gilberto Silva (PL-PB).


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Cacá Leão prevê derrota de Jerônimo Rodrigues em outubro
Secretário de Governo critica ausência do governador no Carnaval de Salvador e rebate fala sobre fila da regulação
Acadêmicos de Niterói é rebaixada após estreia com enredo em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Agremiação terminou em último lugar no Grupo Especial com 264,2 pontos e volta à Série Ouro em 2027; Viradouro conquista o título
Carregando..