Janja é meu farol e vive política 24h por dia, diz Lula

Presidente afirmou que primeira-dama o alerta sobre “erros” no governo: “Ela fala coisa para mim que a minha assessoria não fala”
Por: Brado Jornal 23.jan.2024 às 15h09
Janja é meu farol e vive política 24h por dia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (23) que a primeira-dama Janja da Silva é como o “farol” de seu governo. O petista declarou que a socióloga se preocupa com a política e vive o tema “24h por dia”.

“A Janja é uma espécie de meu farol. Sabe aquele farol que guia assim? Ou seja, quando tem coisa errada, ela me chama a atenção. Quando tem alguma coisa no jornal errada, ela me chama a atenção. Quando tem alguma coisa nas redes, ela me chama a atenção. Às vezes, ela fala coisas para mim que a minha assessoria não fala, e ela fala. E isso me ajuda, obviamente”, afirmou o presidente à rádio Metrópole.

Janja é alvo frequente de críticas –inclusive por aliados do chefe do Executivo– por suposta ingerência em temas de governo e por ter prerrogativas equivalentes ou até maiores comparada a alguns ministros. A primeira-dama também é procurada como intermediária por quem quer levar demandas ao presidente.

Ainda durante o período de transição de governo, Janja vetou a indicação do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) para o Ministério do Turismo. Ele havia sido indicado por seu partido e o anúncio de seu nome era dado como certo.

O motivo foi uma acusação de que Pedro Paulo teria agredido a ex-mulher Alexandra Marcondes Carvalho Teixeira. Em 2015, as revistas Época e Veja publicaram que o congressista havia batido na então companheira mais de uma vez. O registro policial, segundo as reportagens, era de 2008.

Na época em que a acusação foi revelada, o deputado estava na pré-campanha para a Prefeitura do Rio. Ao longo do tempo, ficou provado que Pedro Paulo não tem histórico de agressões. Foi investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. O caso foi julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e Pedro Paulo foi inocentado.

Janja também costuma participar de reuniões de trabalho do presidente e é presença constante nas viagens de Lula. Em 2 de junho de 2023, Lula chamou a primeira-dama de “assessora” ao tentar trocar os papeis que estava lendo durante evento em uma universidade em São Bernardo do Campo (SP).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
EUA cortam tarifas agora: café, carne e açaí do Brasil ganham alívio imediato
O Brasil se destaca como o principal exportador de café para os EUA e figura entre os líderes no fornecimento de carne.
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Operação da PF atinge ex-gestores do INSS nos governos Lula e Bolsonaro em investigação de fraudes bilionárias
Ex-ministro de Bolsonaro e ex-presidente do instituto na gestão Lula são alvos de fase da Operação Sem Desconto, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões a beneficiários
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
E-mail de Epstein revela contato telefônico com Lula em 2018 e elogio a Bolsonaro
Empresário americano condenado por crimes sexuais mencionou ligação intermediada por Noam Chomsky enquanto petista estava preso
Carregando..