Não subestimaria Michelle como candidata a presidente, diz Dirceu

“Eu não subestimaria a Michelle como candidata, porque o bolsonarismo é uma força”, diz José Dirceu
Por: Brado Jornal 26.jan.2024 às 09h50
Não subestimaria Michelle como candidata a presidente, diz Dirceu

O ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, disse na quinta-feira (25) que “não subestimaria” a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como candidata à Presidência da República nas eleições de 2026. Ela pode ser, segundo ele, uma “solução” caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continue inelegível até o pleito.

“Muitas vezes, se fala que ela pode ser candidata no lugar do Bolsonaro. Eu não subestimaria a Michelle como candidata, porque o bolsonarismo é uma força. O Bolsonaro elegeu senadores, o Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo pelo Republicados] foi eleito em São Paulo”, declarou Dirceu em entrevista à CNN Brasil.

Depois de falar no nome do governador de São Paulo, Dirceu disse que não foi “o bolsonarismo que elegeu o Tarcísio”, mas “o conservadorismo que existe” em São Paulo. “[Assim] como existe também o progressismo em São Paulo, porque nós já fizemos 1/3 de votos em São Paulo em várias eleições”, disse Dirceu, citando pleitos disputados por José Genoíno, Aloízio Mercadante e Marta Suplicy.

“O Genoíno fez, o Mercadante fez. A Marta quando quase foi para o 2º turno com o [Mário] Covas já mostrou a nossa força em 1998. O PT e as esquerdas têm força no Estado de São Paulo. Mas eu acho que sim, que ele [Bolsonaro] pode buscar uma solução como colocar a ex-primeira-dama, a esposa dele, a Michelle, como candidata”, afirmou.

O nome de Michelle surgiu quando Dirceu foi questionado sobre potenciais adversários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pela reeleição em 2026. Ao falar de sua visão sobre o cenário, ele citou, além de Tarcísio de Freitas, os nomes dos governadores do Paraná, Ratinho Jr (PSD), de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

“Estou vendo o PSD falando no Ratinho Jr, o nosso Caiado, nosso vizinho, o Tarcísio pode ou não ser candidato, por enquanto o Zema eu não sei se ele consegue viabilizar uma candidatura. Eu vejo que, por enquanto, não está muito definido isso. O Bolsonaro pode ser que ele seja candidato inelegível, fique até o final até o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] declarar inelegível e depois coloque alguém para substituir. Mas precisa ver quais partidos vão com Bolsonaro. Será que o PR, o PP, o PSD, o União Brasil vão junto? É muito improvável que isso aconteça”, disse.

“Então, também, não é tão simples. Então, nós temos a tarefa de manter o nosso campo unido, vai ser um desafio, por isso, isso explica muitos gestos do presidente Lula”, completou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
EUA cortam tarifas agora: café, carne e açaí do Brasil ganham alívio imediato
O Brasil se destaca como o principal exportador de café para os EUA e figura entre os líderes no fornecimento de carne.
Explosão no Tatuapé é apurada como lesão corporal e dano ambiental
Polícia abre inquérito para esclarecer causas do incidente em imóvel que funcionava como depósito ilegal de fogos
Operação da PF atinge ex-gestores do INSS nos governos Lula e Bolsonaro em investigação de fraudes bilionárias
Ex-ministro de Bolsonaro e ex-presidente do instituto na gestão Lula são alvos de fase da Operação Sem Desconto, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões a beneficiários
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Carregando..