Silveira nega pressão por Mantega, mas não esconde vontade

De acordo com Alexandre Silveira, “a Vale precisa melhorar a interlocução com o governo”
Por: Brado Jornal 26.jan.2024 às 18h12 - Atualizado: 26.jan.2024 às 17h13
Silveira nega pressão por Mantega, mas não esconde vontade

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, negou que tenha ligado para conselheiros da mineradora Vale para pressionar pela indicação de Guido Mantega, ex-ministro de Dilma Rousseff, à presidência da empresa. Ele também tentou dissipar informações de que o presidente Lula estaria tentando interferir no comando da empresa, que foi privatizada em 1997. Mas não escondeu a vontade de mexer na Vale.

“Eu quero aqui afirmar: eu não tive nenhuma conversa com conselheiro que tivesse citado uma indicação do ministro Mantega para suceder o presidente da Vale. Mas eu tenho críticas conhecidas e contundentes à gestão da Vale”, disse em coletiva nesta sexta-feira, 26. “Desconheço qualquer movimento [do presidente Lula] para indicar Guido Mantega, nem mesmo ao conselho da Vale”.

De acordo com Silveira, entretanto, “a Vale precisa melhorar a interlocução com o governo”. Ele fez críticas ao comando da empresa sem citar o nome do atual presidente, Eduardo Bartolomeo. O mandato de Bartolomeo começou em 2019 e se encerra em maio deste ano.


“A Vale precisa melhorar”

“A Vale precisa melhorar sua gestão, ter uma interlocução mais próxima com o governo. Ela é a segunda maior empresa do país, tem que respeitar os acionistas, mas também respeitar o povo brasileiro e o Ministério de Minas é o responsável pela política de mineração nacional e é a quem está vinculada a ANM (Agência Nacional de Mineração).”

Esta semana, acionistas da Vale passaram a expressar insatisfação com pressões de nomes do governo para indicação de Mantega. Vieram à tona notícias de que Silveira teria ligado para conselheiros sugerindo o nome do ex-ministro da Fazenda de Dilma.

Movimentos recentes do presidente Lula, no entanto, indicam que o presidente Lula desistiu de emplacar o ex-ministro Guido Mantega na presidência da Vale. A decisão de Lula vem acompanhada de uma carta que deve ser divulgada pelo próprio Mantega, ainda nesta sexta, na qual ele dirá publicamente que abre mão da indicação.

Lula havia marcado ontem uma reunião para tratar da Vale com Silveira, e representantes do Banco do Brasil e da Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ). Esse encontro aconteceria na próxima terça-feira, 30. Essa reunião foi cancelada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
EUA cortam tarifas agora: café, carne e açaí do Brasil ganham alívio imediato
O Brasil se destaca como o principal exportador de café para os EUA e figura entre os líderes no fornecimento de carne.
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
Operação da PF atinge ex-gestores do INSS nos governos Lula e Bolsonaro em investigação de fraudes bilionárias
Ex-ministro de Bolsonaro e ex-presidente do instituto na gestão Lula são alvos de fase da Operação Sem Desconto, com prejuízos estimados em até R$ 6 bilhões a beneficiários
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Carregando..