“Não seremos intimidados” com “retaliação”, diz Berlim para Dias Toffoli

Em nota, a Transparência Internacional lamentou testemunhar "ações judiciais baseadas em acusações infundadas e informações falsas
Por: Brado Jornal 06.fev.2024 às 15h00 - Atualizado: 06.fev.2024 às 12h24
 “Não seremos intimidados” com “retaliação”, diz Berlim para Dias Toffoli
Rosinei Coutinho/Agência Brasil

A matriz da Transparência Internacional, em Berlim, apontou a escalada das “retaliações injustas” ao trabalho anticorrupção da unidade brasileira da ONG, com a decisão de Dias Toffoli de coletar documentos para investigar a TI.

Em nota, o presidente da organização, François Valérian, disse que a Transparência Internacional jamais será intimidada e reforçou o compromisso de combater a corrupção.


Leia a íntegra da nota:

“A Transparência Internacional denuncia veementemente as retaliações injustas que enfrenta em resposta ao seu trabalho anticorrupção no Brasil. A situação escalou para um nível perturbador na sequência da ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal para iniciar uma investigação contra a Transparência Internacional, com base em desinformação.

A decisão do ministro Dias Toffoli ocorre uma semana após a publicação pela Transparência Internacional de seu Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, que destacou retrocessos na luta do Brasil contra a corrupção. A análise da Transparência Internacional apontou especificamente para a recente decisão do ministro de invalidar todas as evidências do acordo de leniência da Odebrecht e suspender a multa multimilionária para esquemas de corrupção em grande escala contra este grupo de construção, hoje conhecido como Novonor, e J&F investimento, controladora da JBS – o maior produtor mundial de carne bovina e de frango.

É lamentável testemunhar ações judiciais baseadas em acusações infundadas e informações falsas, reprimindo os esforços da sociedade civil para expor a corrupção e a influência desenfreada dos poderosos

Estes ataques infundados, decorrentes de alegações imprecisas e informações falsas, afirmam que a Transparência Internacional recebeu fundos dos acordos de leniência após a Operação Lava Jato – uma investigação de corrupção que expôs um enorme esquema de corrupção dentro de empresas estatais brasileiras há quase uma década.

A Transparência Internacional nunca recebeu nem jamais teria qualquer papel de gestão sobre quaisquer fundos provenientes de tais acordos. Nossa organização, nossa divisão brasileira e as autoridades brasileiras refutaram consistentemente essas falsas alegações. Apesar da informação prontamente disponível, as campanhas de difamação continuam inabaláveis ​​e estão, de fato, intensificando-se.


François Valérian, presidente da Transparência Internacional, disse:

‘Manifestamos nossa total confiança e apoio à nossa divisão brasileira diante de mais um ataque. Vale ressaltar que este pedido de investigação coincidiu com a publicação do Índice de Percepção de Corrupção uma semana antes. A publicação foi acompanhada de fortes críticas da divisão brasileira, destacando as decisões do judiciário que perpetuaram a impunidade generalizada para esquemas de corrupção em grande escala que afetam vários países.

Estes ataques reforçam o papel crucial do trabalho da Transparência Internacional no Brasil para manter o poder sob controle. Não seremos intimidados e o nosso compromisso de nos manifestarmos contra a corrupção permanece firme’.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Primeira Turma do STF finaliza análise de recursos de Bolsonaro e outros seis acusados nesta sexta
Julgamento virtual rejeita pedidos por unanimidade e abre caminho para execução de penas
Brasil espera resposta americana a proposta de roteiro para negociações comerciais, afirma chanceler
Mauro Vieira se encontrou com Marco Rubio em Washington após contatos no G7
E-mail de Epstein revela contato telefônico com Lula em 2018 e elogio a Bolsonaro
Empresário americano condenado por crimes sexuais mencionou ligação intermediada por Noam Chomsky enquanto petista estava preso
Operação contra expansão do Comando Vermelho chega a São João de Meriti com prisão de vereador em flagrante
Ação policial visa frear domínio territorial da facção na Baixada Fluminense
Deputado Nikolas Ferreira zomba de Moraes após liberação para visita a Bolsonaro: 'Finalmente o rei do país me liberou'
Nikolas obtém permissão do STF para encontro com ex-presidente em 21 de novembro, junto a outros aliados
Justiça britânica responsabiliza BHP por desastre da barragem em Mariana
Tribunal de Londres condena mineradora anglo-australiana em ação coletiva com 620 mil autores
Carregando..