Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

Após a interpelação do parlamentar, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz".
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 08h51
Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

O deputado estadual Diego Castro (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (19) para cobrar posicionamento da bancada do PT a respeito da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Israel.

O presidente da República envolveu o país em uma crise diplomática ao comparar a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. A declaração, feita durante uma entrevista na Etiópia, provocou uma forte reação do governo israelense, levando à convocação do embaixador do Brasil no país do Oriente Médio.

Após a interpelação de Diego Castro, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz". 

Na ocasião, Diego Castro, aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou duramente o fato de o grupo terrorista Hamas ter agradecido ao presidente Lula por sua declaração. Segundo o parlamentar, “talvez esse seja o maior vexame e o caso mais grave da diplomacia brasileira”.

“Uma canalhice do presidente da República. O Brasil, como um dos princípios do direito internacional, repudia a prática da tortura e do terrorismo. E isso é o que esse grupo que agradeceu a Lula sabe fazer de melhor. Esse é o mesmo grupo que recebeu indiretamente ajuda financeira para sustentar o regime”, citou Diego.

“Lula teve a coragem de comparar a defesa do Estado de Israel dos ataques do Hamas ao Holocausto nazista. Uma verdadeira falta de vergonha desse sujeito que não deveria estar sentado na cadeira de presidente. Ele não tem honradez para estar lá”, acrescentou.

Ainda de acordo com Diego, Lula “envergonhou o Brasil internacionalmente” com o seu posicionamento. “Um amante de regimes totalitários, de ditaduras. Por isso, protagonizou esse vexame de ser declarado pelo governo de Israel como ‘persona non grata’. Pela primeira vez, o povo judeu, o Estado de Israel, declarou um chefe de Estado nosso dessa forma. Povo baiano e povo brasileiro, acordem e corram do PT”, completou o deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Denúncia de funcionário fantasma em Itapetinga: apenas 4 vereadores assinam CPI
Poucos parlamentares cobram explicações sobre fraudes na Prefeitura
Lula amplia liderança sobre Flávio Bolsonaro em pesquisa presidencial
Nova rodada do levantamento Genial/Quaest revela o presidente à frente tanto na consulta estimulada quanto nos confrontos diretos simulados para 2026
CCJ aprova redução da maioridade penal para 16 anos em crimes graves
Comissão da Câmara dá aval à PEC que altera a Constituição, mas texto ainda precisa de análise de mérito e votações em plenário
Fracasso: Flávio visita Bahia Farm Show, mas passagem por Luís Eduardo Magalhães gera avaliação negativa entre aliados do Centrão
De acordo com relatos de lideranças centristas que acompanharam o evento, a presença de Flávio não empolgou o público principal da feira: os produtores rurais
Flávio Bolsonaro participa de feira agropecuária na Bahia
Pré-candidato do PL critica tributação federal e busca diálogo com o agronegócio baiano
Justiça limita acesso de deputados a áreas restritas de hospitais baianos
Decisão do TJ-BA obriga parlamentares a seguirem protocolos da Sesab em unidades estaduais, atendendo ação do governo Jerônimo Rodrigues
Carregando..