Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

Após a interpelação do parlamentar, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz".
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 08h51
Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

O deputado estadual Diego Castro (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (19) para cobrar posicionamento da bancada do PT a respeito da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Israel.

O presidente da República envolveu o país em uma crise diplomática ao comparar a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. A declaração, feita durante uma entrevista na Etiópia, provocou uma forte reação do governo israelense, levando à convocação do embaixador do Brasil no país do Oriente Médio.

Após a interpelação de Diego Castro, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz". 

Na ocasião, Diego Castro, aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou duramente o fato de o grupo terrorista Hamas ter agradecido ao presidente Lula por sua declaração. Segundo o parlamentar, “talvez esse seja o maior vexame e o caso mais grave da diplomacia brasileira”.

“Uma canalhice do presidente da República. O Brasil, como um dos princípios do direito internacional, repudia a prática da tortura e do terrorismo. E isso é o que esse grupo que agradeceu a Lula sabe fazer de melhor. Esse é o mesmo grupo que recebeu indiretamente ajuda financeira para sustentar o regime”, citou Diego.

“Lula teve a coragem de comparar a defesa do Estado de Israel dos ataques do Hamas ao Holocausto nazista. Uma verdadeira falta de vergonha desse sujeito que não deveria estar sentado na cadeira de presidente. Ele não tem honradez para estar lá”, acrescentou.

Ainda de acordo com Diego, Lula “envergonhou o Brasil internacionalmente” com o seu posicionamento. “Um amante de regimes totalitários, de ditaduras. Por isso, protagonizou esse vexame de ser declarado pelo governo de Israel como ‘persona non grata’. Pela primeira vez, o povo judeu, o Estado de Israel, declarou um chefe de Estado nosso dessa forma. Povo baiano e povo brasileiro, acordem e corram do PT”, completou o deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senadores solicitam à PF análise de proteção adicional para André Mendonça
Magno Malta e Eduardo Girão expressam preocupação com a segurança do ministro do STF, relator do caso Master, devido à complexidade da estrutura criminosa investigada na Operação Compliance Zero
Senado aprova aumento progressivo da licença-paternidade até 20 dias
Projeto regulamenta benefício que hoje é de cinco dias e prevê escalonamento a partir de 2027; texto segue para sanção presidencial após aprovação simbólica
Augusto Lima convocado para depor na CPMI do INSS em 11 de março
Ex-sócio de Vorcaro e dono do Banco Pleno (ex-Voiter) deve comparecer à comissão que apura irregularidades no instituto; agenda inclui outros executivos do setor financeiro
Afastados prefeito e vice de Macapá em investigação sobre fraudes em obras de hospital
A operação Paroxismo da Polícia Federal resultou no afastamento do prefeito e do vice de Macapá, com buscas em endereços ligados ao chefe do Executivo
Vorcaro comemora em mensagens emenda de Ciro Nogueira que beneficiaria o Banco Master
Banqueiro celebrou proposta como “bomba atômica” no mercado financeiro; texto conhecido como “emenda Master” não foi aprovado e integra análises da CPMI do INSS
Lula e Paulo Okamotto transferiram mais de R$ 870 mil para conta de Lulinha, revela quebra de sigilo
Documentos bancários mostram depósitos do presidente e do amigo para filho em 2022 e 2023; recursos foram aplicados em fundos do Banco do Brasil, segundo portal Metrópoles
Carregando..