Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

Após a interpelação do parlamentar, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz".
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 08h51
Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

O deputado estadual Diego Castro (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (19) para cobrar posicionamento da bancada do PT a respeito da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Israel.

O presidente da República envolveu o país em uma crise diplomática ao comparar a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. A declaração, feita durante uma entrevista na Etiópia, provocou uma forte reação do governo israelense, levando à convocação do embaixador do Brasil no país do Oriente Médio.

Após a interpelação de Diego Castro, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz". 

Na ocasião, Diego Castro, aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou duramente o fato de o grupo terrorista Hamas ter agradecido ao presidente Lula por sua declaração. Segundo o parlamentar, “talvez esse seja o maior vexame e o caso mais grave da diplomacia brasileira”.

“Uma canalhice do presidente da República. O Brasil, como um dos princípios do direito internacional, repudia a prática da tortura e do terrorismo. E isso é o que esse grupo que agradeceu a Lula sabe fazer de melhor. Esse é o mesmo grupo que recebeu indiretamente ajuda financeira para sustentar o regime”, citou Diego.

“Lula teve a coragem de comparar a defesa do Estado de Israel dos ataques do Hamas ao Holocausto nazista. Uma verdadeira falta de vergonha desse sujeito que não deveria estar sentado na cadeira de presidente. Ele não tem honradez para estar lá”, acrescentou.

Ainda de acordo com Diego, Lula “envergonhou o Brasil internacionalmente” com o seu posicionamento. “Um amante de regimes totalitários, de ditaduras. Por isso, protagonizou esse vexame de ser declarado pelo governo de Israel como ‘persona non grata’. Pela primeira vez, o povo judeu, o Estado de Israel, declarou um chefe de Estado nosso dessa forma. Povo baiano e povo brasileiro, acordem e corram do PT”, completou o deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula defenderá direitos trabalhistas e combate a facções criminosas em mensagem ao Congresso
Presidente enviará documento na abertura do ano legislativo, destacando prioridades para o primeiro semestre de 2026
Flávio Bolsonaro vira alvo de convocação na CPMI do INSS
Requerimento de deputado petista aponta possíveis conexões familiares e societárias com núcleo de fraudes em aposentadorias; quebra de sigilo também é solicitada para administradora do escritório do senador
Flávio Bolsonaro planeja lançar Nikolas Ferreira ao governo de Minas
Senador do PL avalia candidatura do deputado em aliança com centrão para fortalecer palanque em estado-chave na disputa presidencial de 2026
Kassab filia governador bolsonarista do União Brasil ao PSD e amplia influência em 2026
Marco Rocha, de Rondônia, migra para sigla e deve disputar Senado; partido chega a seis chefes estaduais
Vereador denuncia rede de influência do Banco Master que vai do PCC ao STF
Rony Gabriel expõe suposto esquema de contratação de influenciadores para atacar BC; PF investiga ação coordenada
Lula defende pacto contra feminicídio e educação dos meninos para combater violência
Presidente anuncia assinatura do acordo entre os Três Poderes na quarta-feira; Brasil registrou recorde de 1.470 feminicídios em 2025
Carregando..