Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

Após a interpelação do parlamentar, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz".
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 08h51
Diego Castro cobra posição do PT após declaração de Lula sobre Israel e líder do governo a rotula como 'infeliz’

O deputado estadual Diego Castro (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta segunda-feira (19) para cobrar posicionamento da bancada do PT a respeito da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Israel.

O presidente da República envolveu o país em uma crise diplomática ao comparar a ação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. A declaração, feita durante uma entrevista na Etiópia, provocou uma forte reação do governo israelense, levando à convocação do embaixador do Brasil no país do Oriente Médio.

Após a interpelação de Diego Castro, o líder do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), classificou a declaração de Lula como "infeliz". 

Na ocasião, Diego Castro, aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou duramente o fato de o grupo terrorista Hamas ter agradecido ao presidente Lula por sua declaração. Segundo o parlamentar, “talvez esse seja o maior vexame e o caso mais grave da diplomacia brasileira”.

“Uma canalhice do presidente da República. O Brasil, como um dos princípios do direito internacional, repudia a prática da tortura e do terrorismo. E isso é o que esse grupo que agradeceu a Lula sabe fazer de melhor. Esse é o mesmo grupo que recebeu indiretamente ajuda financeira para sustentar o regime”, citou Diego.

“Lula teve a coragem de comparar a defesa do Estado de Israel dos ataques do Hamas ao Holocausto nazista. Uma verdadeira falta de vergonha desse sujeito que não deveria estar sentado na cadeira de presidente. Ele não tem honradez para estar lá”, acrescentou.

Ainda de acordo com Diego, Lula “envergonhou o Brasil internacionalmente” com o seu posicionamento. “Um amante de regimes totalitários, de ditaduras. Por isso, protagonizou esse vexame de ser declarado pelo governo de Israel como ‘persona non grata’. Pela primeira vez, o povo judeu, o Estado de Israel, declarou um chefe de Estado nosso dessa forma. Povo baiano e povo brasileiro, acordem e corram do PT”, completou o deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Assessores de Lula receberam relógio, joias e festa de Roberta Luchsinger
Mensagens mostram presentes a Swedenberger Barbosa e à secretária Cláudia Troiano
Alessandro Vieira pede impeachment de Nunes Marques por atuação no caso Master
Senador acusa o ministro de crime de responsabilidade no processo da Destilaria Alcídia e cita mensagens do celular de Vorcaro; pede perda do cargo e inabilitação por oito anos
The Economist afirma que Brasil “vira as costas para o futuro” nas eleições de outubro
Editorial da revista britânica avalia como sombria a escolha entre Lula e Flávio Bolsonaro e aponta estagnação econômica de meio século sem perspectiva de reviravolta
Pesquisa para o governo da Bahia aponta ACM Neto à frente de Jerônimo
Levantamento registra 46,7% para o candidato do União Brasil e 42% para o petista
Missão reage à exclusão de Renan Santos do debate da Globo e anuncia protesto
Partido questiona critério da emissora, cita pesquisas que colocam o candidato em terceiro e compara com o debate de 2022, que reuniu sete presidenciáveis
Empresa que movimentou o filme Dark Horse recebeu dinheiro do crime, diz ministro da Fazenda
Dario Durigan fala após a 3ª fase da Operação Carbono Oculto; Entre Investimentos, do delator Mineiro, intermediou recursos da cinebiografia de Bolsonaro
Carregando..