Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil

Jorge Glas foi detido em 5 de abril
Por: Rebeca Costa 19.abr.2024 às 12h02
Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil
Reprodução/

O ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas pediu ajuda aos líderes de Brasil, Colômbia e México depois de ter sido preso em 5 de abril, quando policiais equatorianos invadiram a embaixada mexicana em Quito, capital do país. Glas havia recebido asilo político no local.

Depois da invasão da embaixada, ele foi levado para uma prisão de segurança máxima na cidade equatoriana de Guayaquil. A agência AFP (Agence France-Presse) teve acesso às cartas dirigidas aos líderes, com data de 15 de abril. Glas escreveu: “Estou na pior prisão do Equador e em greve de fome. Ajude-me”.

Em 5 de abril, a polícia arrombou as portas externas da sede diplomática mexicana em Quito e entrou no pátio principal para deter Glas. O ex-vice-presidente é acusado de peculato (se apropriar ou desviar bem público em benefício próprio ou de terceiros) pelo Ministério Público.

Na carta, Glas agradeceu ao presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pelo asilo e pediu “perdão como equatoriano” pela invasão à embaixada. 

“Existe aqui uma perseguição brutal a todos os progressistas. Somente a ajuda internacional pode fazer alguma coisa”, declarou o ex-vice-presidente aos líderes de Brasil, Colômbia e México. 

Nas cartas dirigidas aos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Colômbia, Gustavo Petro, Glas acrescentou que sua retirada da embaixada envolveu o uso de tortura. 

Lula condenou a invasão da embaixada em 9 de abril. Ele chamou o episódio de “grave violação do direito internacional”. O presidente já havia prestado solidariedade ao México em 6 de abril. Na época, ele compartilhou nota do Ministério das Relações Exteriores, que condenava a ação policial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
Carregando..