Lula escolhe Pimenta como ministro de reconstrução do RS

O ministro da Secom é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul em 2026; Lula quer alavancá-lo politicamente
Por: Brado Jornal 15.mai.2024 às 09h36
Lula escolhe Pimenta como ministro de reconstrução do RS
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula escolheu o ministro da Secom, Paulo Pimenta, para ser o responsável pelo gabinete do Palácio do Planalto na capital gaúcha, Porto Alegre. O gabinete já é chamado no Planalto de Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A informação foi divulgada pela Folha.

Ao longo da tarde, o Palácio do Planalto cogitou o nome de Wolnei Wolf, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil e de Edegar Pretto, diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para assumir a função.

No final das contas, Lula optou por Pimenta, que tem atuado diretamente no atendimento aos prefeitos gaúchos. Em alguns casos, o Secom travou batalhas com alguns gestores municipais, como o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, do PP.

Com o afastamento de Pimenta da Secom, o cargo no Palácio do Planalto ficará a cargo de Laércio Portela.

Com esse movimento, Lula espera dar mais visibilidade ao ministro da Secom de olho na disputa eleitoral de 2026. Paulo Pimenta, que sempre sonhou em ser prefeito de sua cidade natal, Santa Maria, agora pretende disputar o Palácio Piratini nas próximas eleições gerais, 2026.

Essa decisão de se instalar um gabinete federal no Rio Grande do Sul ocorre após Lula sofrer várias críticas sobre a omissão do governo federal durante as chuvas. Desde o início da crise, o petista fez apenas dois sobrevoos: um em Santa Maria, na região Central e outro em Porto Alegre.

Como mostramos mais cedo, Lula adiou para quarta-feira, 15, o anúncio do pacote de medidas destinado às famílias vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

A expectativa era de que as medidas fossem lançadas nesta terça-feira, 14, mas, segundo o Planalto, o adiamento ocorreu porque o petista vai convidar os demais Poderes da República.

Entre as medidas que devem ser anunciadas, está a criação de um auxílio emergencial de até R$ 5 mil para os desabrigados. Existe a possibilidade de os anúncios serem feitos durante visita de autoridades ao Rio Grande do Sul. Isso continua sendo ajustado pelo governo.

Conforme a Defesa Civil do estado, 615 mil pessoas estão fora de casa em consequência das enchentes – 77,4 mil estão em abrigos e 538,2 mil em residências de amigos ou parentes. Foram confirmadas mais de 145 mortes até o momento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Campanha de Lula aciona TSE por posts sobre preços
Equipe do petista denuncia divulgação coordenada de conteúdo idêntico sobre a alta dos preços dos alimentos
Lula cancela visita a Porto Alegre e planeja vir a Salvador na sexta
Petista adia ida ao Sul por previsão de mau tempo e deve fazer caminhada na capital baiana
Ministro Flávio Dino participará de aula pública na UFBA
Encontro com tema sobre direitos fundamentais integra programação do XVI EBAT nesta sexta-feira
Páginas de apoio ao PT na Bahia usam imagens antigas como se fossem da campanha atual
Registros da comemoração da vitória de Jerônimo Rodrigues em 2022, no Largo do Rio Vermelho, são apresentados como mobilizações recentes no interior do estado
Brasil e EUA marcam nova reunião para falar sobre tarifaço
Encontro virtual entre equipes ocorre na próxima segunda-feira após telefonema entre Lula e Trump
Relator do fim da escala 6x1 quer entregar parecer nesta quinta
Omar Aziz descarta mudanças no texto aprovado pela Câmara e busca evitar retorno da PEC aos deputados
Carregando..